Estimativas dos requisitos nutricionais e utilização do modelo Small Ruminant Nutrition System para ovinos deslanados em condições semiáridas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p1985Palavras-chave:
Consumo, Metabolizabilidade, Ovinos, Proteína metabolizável.Resumo
O objetivo foi determinar as eficiências de utilização da energia metabolizável para mantença (km) e ganho de peso (kf), as exigências dietéticas de nutrientes digestíveis totais (NDT) e proteína metabolizável (PM), assim como, avaliar o modelo Small Ruminant Nutrition System (SRNS) para predizer o consumo de matéria seca (CMS) e o ganho médio diário (GMD) de cordeiros Santa Inês, alimentados com dietas contendo diferentes níveis de energia metabolizável (EM). Foram utilizados 35 cordeiros, não castrados, com peso corporal (PC) médio inicial de 14,77 ± 1,26 kg e idade aproximada de dois meses. Inicialmente cinco animais foram abatidos para servirem como referência para as estimativas do peso de corpo vazio (PCVZ) e composição corporal inicial dos 30 animais remanescentes, que foram distribuídos em delineamento em blocos casualizados com cinco tratamentos (1,13; 1,40; 1,73; 2,22 e 2,60 Mcal/kg MS) e seis repetições. O requerimento de EM para mantença foi de 78,53 kcal/kg PCVZ0,75/dia, com uma eficiência de utilização de 66%. O valor médio da eficiência de utilização da EM para ganho de peso foi de 48%. As exigências dietéticas de NDT e PM aumentaram com o acréscimo no PC e no GMD dos animais. O modelo SRNS subestimou o CMS e o GMD dos animais em 6,2% e 24,6%, respectivamente. Conclui-se que os valores de km e kf são consistentes com aqueles observados em diversos estudos com cordeiros criados nos trópicos. As exigências dietéticas de NDT e PM de cordeiros Santa Inês para diferentes PC e GMD são, aproximadamente, de 42% e 24%, respectivamente, inferiores àquelas sugeridas pelo sistema americano de avaliação de alimentos e requerimentos nutricionais de pequenos ruminantes. O modelo SRNS foi sensível para predizer o CMS em cordeiros Santa Inês, entretanto, para variável GMD, mais estudos são necessários, uma vez que, o modelo subestimou a resposta dos animais neste estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.