O impacto do capitalismo no processo de trabalho e no papel do estado
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1999v4n2p51Palavras-chave:
Estado, Mercado, Neoliberalismo, Acumulação flexívelResumo
O texto expõe as idéias de autores como David Harvey, Adam Schaff, José Paulo Netto, Perry Anderson e Goran Therborn, procurando evidenciar as formas pelas quais o capitalismo tem se desenvolvido, levando em conta que as transformações ocorridas no processo de trabalho e no papel do Estado estão contextualizadas com as mudanças econômicas, políticas e sociais.Downloads
Referências
DRALLIE, S.; HENRIQUE, W. Welfare State, crise e gestão da crise: um balanço da literatura internacional. In: Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 3, n. 6, p. 53-77, fev. 1988.
HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola: 1993.
MARTINS, Vera Lúcia. O impacto das transformações do capitalismo no processo de trabalho e no papel do estado. 1997. Monografia (Especialização em Sociologia) - Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina, 1997.
NETID, José Paulo. Capitalismo monopolista e serviço social. São Paulo: Cortez, 1996.
SCHAFF, Adam. A sociedade informática. São Paulo: Brasiliense, 1991.
THERBORN, Ghran. A crise e o futuro do capitalismo. In: SADER, E. (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 39-61.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.