Humanização, dignidade, igualdade, liberdade, respeito e tolerância: direitos humanos como conteúdo de sociologia no ensino médio

Autores/as

  • Elisabeth da Fonseca Guimarães Universidade Federal de Uberlândia - UFU

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2010v15n1p108

Palabras clave:

Declaração Universal dos Direitos Humanos, Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Experiência docente

Resumen

Os termos humanização, dignidade, igualdade, respeito, liberdade e tolerância são incorporados a linguagem dos estudantes de modo estandardizado. Estampados em camisetas e cartazes, assumem uma variedade de significados de acordo com o favorecimento das circunstâncias. O objetivo deste artigo é trabalhar o significado sociológico de cada concepção, tendo em vista a inserção do tema direitos humanos como conteúdo de Sociologia no nível médio. A experiência docente de professores da disciplina do Distrito Federal e da cidade de Uberlândia se insere na análise, a partir de depoimentos que ajudam a refletir sobre a contribuição dessas concepções como conteúdo de Sociologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elisabeth da Fonseca Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Citas

BARBOSA, Rui. Oração aos moços. out. 2000.

BENEVIDES, Maria Victoria. Cidadania e Direitos Humanos. Cadernos de Pesquisa, v. 104, 1998.

BENEVIDES, Maria Victoria. Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: SILVEIRA, R. M. Godoy (org.) Educação em Direitos Humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

BRASIL. Constituição Brasileira 1988. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1988.

BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Secretaria Especial da Presidência da República. 2008.

CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. São Paulo. Livraria Duas Cidades. 1995.

CANIVEZ, Patrice. Educar o Cidadão? Campinas: Papirus, 1991.

CHÂTELET, F.; DUHAMEL, O; PISIER-KOUCHNER, E. História das idéias políticas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1985.

COMPARATO, Fábio K. A afirmação histórica dos direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2001.

COMPARATO, Fábio K. Fundamento dos direitos humanos. Instituto de Estudos Avançados da USP. 1997.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua
Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1986.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. Romance da História da Filosofia. Tradução de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 364.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes, SP, Editora Abril, Col. Os Pensadores, 1973.

MACLELLAN, David. As idéias de Marx. São Paulo: Cultrix, 1975.

MARX, Karl. As revoluções de 1848 e o proletariado. In: RIAZANOV, D. (org.). Marx, o homem, o pensador, o revolucionário. São Paulo, Global Editora, 1884.

MARX, Karl. A Questão Judaica. In: Manuscritos-Económico Filosóficos. Lisboa: Edições 70, p. 40, 1964.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Editora Global, 1986.

RABENHORST, Eduardo R. O que são os direitos humanos? Disponível em www.redhbrasil.net/documentos/.../1.o_q_sao_dh_eduardo.pdf Acesso em 12 de dez. 2009.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social ou Princípios do Direito Político. Livro primeiro. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978. p. 27.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. 2 ed. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1973.

SAHD, L. F. N. de Andrade e Silva. A Noção de Liberdade no Emílio de Rousseau. Trans/Form/Ação online, Marília, v. 28, n.1, p 109-118, 2005.

SANTOS, Boaventura S. Direitos Humanos: o desafio da interculturalidade. Revista Direitos Humanos, Brasil, n. 2, p. 18, jun. 2009.

UNESCO. Declaração de Princípios Sobre a Tolerância. Paris, 16 nov. 1995.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Fundamentos da Sociologia Compreensiva. Brasília: Editora UnB, 1999. v. 2.

Publicado

2010-07-15

Cómo citar

GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Humanização, dignidade, igualdade, liberdade, respeito e tolerância: direitos humanos como conteúdo de sociologia no ensino médio. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 15, n. 1, p. 108–124, 2010. DOI: 10.5433/2176-6665.2010v15n1p108. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/6545. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossier

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.