A comunicação ignorada: o mundo do rádio numa cidade do norte do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p271Palabras clave:
Rádio, Comunicação de massa, SociabilidadeResumen
O artigo busca traçar um quadro geral da presente situação do rádio na cidade de Maringá, enfatizando as características do veículo e seu maior ou menor aproveitamento dentro dos modelos utilizados. Nesse sentido, tenta-se demonstrar que, não obstante sua enorme presença, popularidade e do fato de ser um dos únicos e mais eficazes meios de acesso ao mundo exterior por grande parte da população, o veiculo permanece sendo, tanto em função das políticas que regulam o setor quanto da forma como são administradas as emissoras, um meio praticamente desconhecido e sub-utilizado na imensa maioria dos casos.Descargas
Citas
DEL BIANCO, Nélia; MOREIRA, Sônia Virgínia (org.). Rádio no Brasil: tendências e perspectivas. Rio de Janeiro: EDUERJ/UNB, 1999.
FERRARETO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzato, 2000. L
OBATO, Elvira. Igrejas têm quase 400 rádios. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 ago. 1997.
LOBATO, Elvira. Um em cada seis congressistas tem rádio ou TV. Folha de São Paulo, São Paulo, 14 maio 1995.
MOREIRA, Sônia Virgínia. Rádio Palanque. Rio de Janeiro: Mil Palavras, 1998.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 1985.
SCHÜTZ, Alfred. Dom Quixote e o problema da realidade. In: LIMA, Luiz Costa. Teoria da literatura e suas fontes. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.