Neoliberalismo e sofrimento psíquico: a psiquiatrização dos padecimentos no âmbito laboral e escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n2p302

Palavras-chave:

Capital humano, Educação, Sofrimento psíquico, Psiquiatrização, Infância

Resumo

O neoliberalismo é um espaço de produção de subjetividade cujo eixo é a noção de capital humano. Considerando-se que, para o discurso neoliberal, a construção desse capital humano deve ter início na primeira infância, mostramos que, nesse contexto, a educação é entendida como um investimento destinado a hierarquizar e valorizar esse capital. Partindo dos trabalhos de Dardot e Laval, propomos estudar o impacto efetivo que esse modo neoliberal de entender educação tem no âmbito escolar, sublinhando seu vínculo com a proliferação de diagnósticos psiquiátricos na infância. Finalmente, analisamos de que modo esse processo de psiquiatrização dos sofrimentos psíquicos, e de apagamento de fatores e conflitos sociais, impacta na saúde mental das crianças quando elas fracassam no processo educativo.

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Biografia do Autor

Sandra Caponi, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Lógica e Filosofia da Ciência pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Patricia Kozuchovski Daré, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL

Doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora da Universidade do Sul de Santa Catarina.

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Publicado

2020-08-25

Como Citar

CAPONI, Sandra; KOZUCHOVSKI DARÉ, Patricia. Neoliberalismo e sofrimento psíquico: a psiquiatrização dos padecimentos no âmbito laboral e escolar. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 25, n. 2, p. 302–320, 2020. DOI: 10.5433/2176-6665.2020v25n2p302. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/39721. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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