A construção da noção de espaço público: notas de leituras sobre a construção do espaço público burguês
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1996v1n1p24Palavras-chave:
Espaço público, Democracia, CidadaniaResumo
Este artigo trata da noção de espaço público construído no Estado moderno a partir do desenvolvimento da sociabilidade capitalista. Salienta o caráter heterônomo das práticas que se desenvolvem nesse espaço, determinadas pela lógica do mercado, como um desvirtuamento do caráter democrático que as pressupõem, e, de passagem, aponta para o equívoco da alternativa socialista que redundou no Estado totalitário. Finalmente, o artigo busca mostrar os sinais de transformação da esfera pública como resultado da falência do Estado de Bem Estar Social, fenômeno que aponta para as possibilidades de redefinição do espaço público como espaço democrático.Downloads
Referências
CHAUÍ, M. Público privado e despotismo. In: NOVAES, A. Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
COSTA, S. Esfera pública, redescoberta da sociedade civil e movimentos sociais no Brasil. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 38, 1994.
HABERMAS, J. Mudança estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
LEFORT, C. A invenção democrática, os limites do totalitarismo. São Paulo: Brasiliense, 1987.
MARSHALL, T.H. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
OLIVEIRA, F. "O surgimento do anti valor". Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 22, 1988.
PRZEWORSKI, A.; W ALLERSTEIN, M. "O capitalismo democrático na encruzilhada". Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 22, 1988.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.