Apresentação do Dossiê – A Morte e o Processo de Morrer nas Ciências Sociais: Perspectivas Sobre Um Fenômeno Multidimensional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2023v28n1e47624

Palavras-chave:

Morte e morrer, Cuidados Paliativos, Estudos cemiteriais, Necropolítica, tanatopraxia

Resumo

O campo de estudos da morte e do morrer é amplo e multidisciplinar. Em se tratando de um fenômeno ubíquo e universal, não é de se espantar a pluralidade das abordagens para o estudo da morte. Desde a década de 1960, os estudos sobre morte e morrer nas Ciências Sociais vêm crescendo e se consolidando em um campo com questões, agendas de pesquisa e temáticas consolidadas. Os rituais em torno da morte, dos cadáveres e do adoecimento, as práticas de cuidado, controle e gestão dos corpos mortos ou dos sujeitos em processo de morrer, as crenças, ideias, representações e valores que informam e dão sentido ao fim da vida, todos esses são objetos dentro do guarda-chuva da literatura presente no dossiê apresentado nesse artigo. Ao longo do texto, oferecemos um panorama das questões da área e pontuamos como estas dialogam com os artigos que integram o dossiê.

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Biografia do Autor

Lucas Faial Soneghet, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (UFRJ)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Pós-doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Rachel Aisengart Menezes, Instituto de Estudos em Saúde Coletiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ)

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004).

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

SONEGHET, Lucas Faial; MENEZES, Rachel Aisengart. Apresentação do Dossiê – A Morte e o Processo de Morrer nas Ciências Sociais: Perspectivas Sobre Um Fenômeno Multidimensional. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 28, n. 1, p. 1–16, 2023. DOI: 10.5433/2176-6665.2023v28n1e47624. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/47624. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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