Formação de professores de ciências e as relações étnico-raciais: um olhar para as diretrizes curriculares nacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2023v8n1p229

Palavras-chave:

Formação docente, Relações étnico-raciais, Ensino de ciências

Resumo

O presente trabalho trata sobre a formação de professores de ciências com foco na educação das relações étnico-raciais. Objetiva investigar a presença da educação para as relações étnico-raciais na formação de professores de ciências a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais e como estas orientam para o ensino da cultura e história africana e indígena na educação em ciências. A abordagem metodológica é qualitativa e a pesquisa é de caráter exploratório e utilizamos como forma de procedimento a pesquisa documental. Utilizamos a metodologia de Análise de Conteúdo para analisar os dados coletados. Para educar relações étnico-raciais no ensino de ciências é necessário que se compreenda o papel social da ciência na construção de uma sociedade mais democrática, as interações entre o conhecimento de matriz africana e afro-brasileira com os conhecimentos científicos, e a influência dos discursos científicos para ressignificar conceitos e estabelecer novos paradigmas. Para tanto, se faz necessário que as políticas de formação de professores caminhem em conjunto com as pesquisas e estudos que explicitam a importância das relações étnico-raciais para a formação cidadã e antirracista.

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Biografia do Autor

Jéferson Evangelista dos Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) pela UESC, na linha de formação de professores.

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Publicado

31-07-2023

Como Citar

SANTOS, Jéferson Evangelista dos. Formação de professores de ciências e as relações étnico-raciais: um olhar para as diretrizes curriculares nacionais. Educação em Análise, Londrina, v. 8, n. 1, p. 229–245, 2023. DOI: 10.5433/1984-7939.2023v8n1p229. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/42425. Acesso em: 27 dez. 2024.

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