Uma imagem vale mil palavras: representando listas de páginas da web usando imagens para pessoas com deficiências de aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p271

Palavras-chave:

Representação gráfica, Design do site, Deficiencias de aprendizagem.

Resumo

O uso de imagens, símbolos e outras representações gráficas em sites é uma prática comum e é aconselhável na literatura sobre design web, particularmente no que diz respeito a pessoas com dificuldades de aprendizagem. No entanto, há uma escassez de literatura sobre a eficácia de usar imagens dessa maneira e sobre o que poderia ser a representação pictórica mais eficaz de vários tópicos relacionados à "transição" - a mudança do ambiente protetor da escola para o mundo adulto de empregos apoiados e uma vida mais independente. O objetivo do estudo foi determinar quais foram as representações mais efetivas de temas relacionados à transição - como lazer, saúde e educação - em relação a três tipos de representação fotográfica e artística - fotos, ícones e Widgits. O estudo foi realizado em duas etapas. Uma etapa qualitativa explorou os significados dados a várias fotos e ícones, selecionados de sites e literatura apropriados. O estágio dois consistiu em um exercício on-line, no qual os participantes são apresentados com várias fotos ou outras representações e selecione a qual categoria pertence (saúde, trabalho etc.).Os resultados sugeriram que, embora insistivamente sensato, o uso da representação gráfica não pode realmente ajudar a compreensão do conteúdo, devido às dificuldades inerentes à tentativa de encapsular conceitos dentro de uma única representação. Tópicos mais concretos, como Amigos, são mais fáceis de representar de forma gráfica do que conceitos como Suporte ou Segurança. As representações mais efetivas foram fotográficas, sendo Widgits o menos efetivo. Um caso forte poderia ser feito a partir desses resultados para renderização de áudio de rótulos.

Biografia do Autor

Peter Williams, University College London (UCL)

Pós-doutorando em Pesquisa, Departamento de Estudos da Informação, University College London, Reino Unido.

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Publicado

14-09-2018

Como Citar

WILLIAMS, Peter. Uma imagem vale mil palavras: representando listas de páginas da web usando imagens para pessoas com deficiências de aprendizagem. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 2, p. 271–302, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n2p271. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/32219. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos