Organização do trabalho pedagógico: o valor da dimensão ética na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p171Palavras-chave:
Educação infantil, Ética, Formação de professoresResumo
Neste artigo apresentamos como objetivo refletir sobre o valor de uma educação acolhedora e humanizadora no contexto da Educação Infantil, indicando o pensamento Aristotélico com contribuições valiosas para refletirmos sobre os problemas filosóficos e pedagógicos que envolvem a ação humana e consequentemente a ação pedagógica neste nível de ensino. Como metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica, os textos escolhidos para esta revisão partiram de conhecimentos filosóficos numa perspectiva Aristotélica, fazendo o uso de autores que analisam o valor da relação entre a Educação e a Ética. A amizade como disposição do caráter, como virtude moral, auxilia as pessoas em suas ações e pensamentos, possibilitando o diálogo e favorecendo a reflexão e tem relevância no relacionamento entre os envolvidos no processo de ensinar e aprender. As práticas pedagógicas alicerçadas na Dimensão Ética reafirmam a necessidade de possibilitarmos às crianças um desenvolvimento integral, em que elas se sintam valorizadas como pessoas e valorizem o outro como pessoa, dessa forma torna-se essencial definir propostas pedagógicas concretizadas por meio de ações educativas que favoreçam o diálogo, a participação e a negociação. Quando o professor age com a função de afetar e de sensibilizar os envolvidos no projeto educativo em defesa da garantia dos direitos infantis possibilita o direito a uma educação de qualidade e humanizadoraDownloads
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