Organização do trabalho pedagógico: o valor da dimensão ética na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2017v2n2p171

Palavras-chave:

Educação infantil, Ética, Formação de professores

Resumo

Neste artigo apresentamos como objetivo refletir sobre o valor de uma educação acolhedora e humanizadora no contexto da Educação Infantil, indicando o pensamento Aristotélico com contribuições valiosas para refletirmos sobre os problemas filosóficos e pedagógicos que envolvem a ação humana e consequentemente a ação pedagógica neste nível de ensino. Como metodologia, utilizamos a revisão bibliográfica, os textos escolhidos para esta revisão partiram de conhecimentos filosóficos numa perspectiva Aristotélica, fazendo o uso de autores que analisam o valor da relação entre a Educação e a Ética. A amizade como disposição do caráter, como virtude moral, auxilia as pessoas em suas ações e pensamentos, possibilitando o diálogo e favorecendo a reflexão e tem relevância no relacionamento entre os envolvidos no processo de ensinar e aprender. As práticas pedagógicas alicerçadas na Dimensão Ética reafirmam a necessidade de possibilitarmos às crianças um desenvolvimento integral, em que elas se sintam valorizadas como pessoas e valorizem o outro como pessoa, dessa forma torna-se essencial definir propostas pedagógicas concretizadas por meio de ações educativas que favoreçam o diálogo, a participação e a negociação. Quando o professor age com a função de afetar e de sensibilizar os envolvidos no projeto educativo em defesa da garantia dos direitos infantis possibilita o direito a uma educação de qualidade e humanizadora

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sandra Regina Mantovani Leite, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília. Docente no  da Universidade Estadual de Londrina.

Alonso Bezerra de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Livre-Docente pela Universidade Estadual Paulista. Docente no Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Campus de Marília

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1987. v. II. (Coleção os Pensadores).

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 6. ed. Tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Martin Claret, 2014.

CARVALHO, Alonso Bezerra de. A relação professor-aluno e a amizade na sala de aula: por uma outra formação humana na escola. Espaço Acadêmico, Maringá, n. 169, p. 23- 33, jun. 2015.

CARVALHO, Alonso Bezerra de. A sala de aula e a relação professor-aluno: paixão, ética e amizade na prática pedagógica. Tese (Livre-docência) – Faculdade de Ciências e Letras. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Assis, 2013.

CARVALHO, Alonso Bezerra de; COLOMBANI, Fabiola. Filosofia e educação: amizade na sala de aula. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO. Pró reitoria de Graduação (Org.). Caderno de formação. Formação de professores: educação, cultura e desenvolvimento. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. v. 2, p. 60-73.

CENCI, Angelo Vitório. Aristóteles & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

DALBOSCO, Claudio Almir. Considerações sobre a relação entre filosofia e educação. In: FÁVERO, Altair Alberto; DALBOSCO, Claudio Almir; MÜHL, Eldon Henrique. Filosofia, educação e sociedade. Passo Fundo: UPF, 2003. p. 37-60.

HERMANN, Nadja. Ética: a aprendizagem da arte viver. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 102, p. 15-32, jan./abr. 2008.

HERMANN, Nadja. Ética e educação: outra sensibilidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. (Coleção Temas & Educação)

HOURDAKIS, Antonie. Aristóteles e a educação. São Paulo: Loyola, 2001.

RAMOS, César Augusto. Ética e política em Aristóteles. In: CANDIOTTO, Cesar. Ética: abordagens e perspectivas. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2011. p. 29-49.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Educação e ética no processo de construção da cidadania. In: LOMBARDI, José Claudinei; GOERGEN, Pedro (Org.). Ética e educação: reflexões filosóficas e históricas. Campinas: Autores Associados: Histedbr, 2005. p. 137-154.

Downloads

Publicado

14-09-2018

Como Citar

LEITE, S. R. M.; CARVALHO, A. B. de. Organização do trabalho pedagógico: o valor da dimensão ética na educação infantil. Educação em Análise, Londrina, v. 2, n. 2, p. 171–188, 2018. DOI: 10.5433/1984-7939.2017v2n2p171. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/31797. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos