Currículo da comunicação social: um breve estudo sobre o ensino da fotografia na graduação e a formação do fotógrafo comunicador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2016v1n2p298

Palavras-chave:

Currículo, Comunicação social, Fotografia, Fotojornalismo

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa a respeito do ensino da disciplina de fotojornalismo nos cursos de Graduação em Comunicação Social, incluindo as habilitações de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, ainda vigentes na data em que os respondentes cursaram o ensino superior. A pesquisa realizada levantou dados, por meio de questionário online, com alunos egressos dos cursos das faculdades Opet, Positivo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Tuiuti, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), UniBrasil e UniCuritiba. Uma breve pesquisa em bancos de teses e dissertações apontou a ausência de trabalhos que se debrucem sobre o ensino da fotografia dentro da matriz curricular do ensino superior, indicando uma área a ser explorada, além de evidenciar uma deficiência de atenção por parte de pesquisadores a respeito do tema. A priori, o trabalho se deu como um recorte de tema sobre o currículo da comunicação social e o ensino da disciplina de fotografia na formação do fotógrafo comunicador, que posteriormente foi aprofundada em uma dissertação de mestrado, cuja realização exigiu nova pesquisa com maior aprofundamento teórico e coleta de dados com novo foco. O resultado desta pesquisa inicial é um ensaio que aponta a avaliação que os ex-alunos dos cursos de Comunicação Social das Universidades supracitadas fazem a respeito do ensino de fotografia que lhes foi oferecido durante a graduação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Glaucia da Silva Brito, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós Graduação em Educação - Universidade Federal do Paraná.

Dayana Estevam Moreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Comunicação Social.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CES 492/2001. Disponível em: portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em 13 set. 2014.

BUENO, Natália de Lima; BRITO, Gláucia da Silva. Comunicação e tecnologia: da limitação à delimitação nos cursos de comunicação social. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE TECNOLOGIA E SOCIEDADE, 2005, Curitiba. Anais... Curitiba: UTFPR, 2005.

CAPES. Banco de teses e dissertações. Disponível em: http://bancodeteses.capes.gov.br/banco‐teses. Acesso em: 16 set. 2014.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177‐229, 1990.

FIORIN, José Luiz. Semiótica e comunicação. Revista Galáxia, São Paulo, v. 4, n. 8, out. 2004.

MARTÍN‐BARBERO, Jesus. A comunicação na educação. São Paulo: Ed. Contexto, 2014.

MARTINO, Luiz C.; HOHLFELDT, Antônio; FRANÇA, Vera V. (Org.). Teorias da comunicação: conceitos, escolas e tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.

MOREIRA, Dayana E. A teoria versus a prática e as novas diretrizes curriculares nacionais no ensino do fotojornalismo. 2016. 213 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) ‐ UFPR, Curitiba, 2016.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

MOURA, Cláudia. Curso de comunicação social no Brasil: do currículo mínimo às novas diretrizes curriculares. Revista FAMECOS, Porto Alegre, n. 14, abr. 2001.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SCIELO. Scientific Eletronic Library Online. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2014. WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: Ed. UnB, 2004.

Downloads

Publicado

06-07-2017

Como Citar

BRITO, G. da S.; MOREIRA, D. E. Currículo da comunicação social: um breve estudo sobre o ensino da fotografia na graduação e a formação do fotógrafo comunicador. Educação em Análise, Londrina, v. 1, n. 2, p. 298‐315, 2017. DOI: 10.5433/1984-7939.2016v1n2p298. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/28965. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos