Teseu, o labirinto e seu nome: sobre o lugar de enunciação às literaturas africanas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31613Palavras-chave:
literaturas africanas contemporâneas, francofonia, metafísica da presençaResumo
partindo da análise do texto de Nimrod "La nouvelle chose française: pour une littérature décolonisée", na obra coletiva Pour une littérature-monde (2007), assim como da leitura que Léopold Sédar Senghor propõe ao Orphée noir, de Jean-Paul Sartre, este artigo investiga a clivagem entre as noções de literatura francesa e literaturas francófonas, centrando-se sobre os fatores que, segundo este autor, condicionam a recepção da obra literária francófona pelo milieu literário francês. Advoga-se, como hipótese, que da referida clivagem decorre um prejuízo às literaturas francófonas porque compreendidas como 'Outro' da literatura francesa. A hipótese será desenvolvida através do que Jonathan Culler (1997) denomina metafísica da diferença, circunscrevendo, nestes termos, a contribuição de Nimrod ao debate acerca das literaturas francófonas contemporâneas.
Downloads
Referências
CÉSAIRE, Aimé. Cahier d´un retour au pays natal. Paris: Éditions Présence Africaine, 2008 (poésie)
CONFIANT, Raphaël. Adèle et la pacotilleuse. Paris: Mercure de France, 2007 (Folio, 4492)
ALVES, Alcione Corrêa. "Mon nom, je l’habite tout entier": littérature-monde em français e seus lugares de enunciação. 2012. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras, Porto Alegre, BR-RS, 2012.
ALVES, Alcione Corrêa. Desvio (Détour). In: BERND, Zilá (org.). Dicionário das mobilidades culturais: percursos americanos. Porto Alegre: Litteralis, 2010. p.129-145.
GLISSANT, Édouard. Le discour antillais. Paris: Gallimard, 1997.
DAMATO, Diva Barbaro. Édouard Glissant: poética e política. São Paulo: Annablume: FFLCH, 1995 (Parcours)
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
CASANOVA, Pascale. La république mondiale des lettres. Paris: Éditions du Seuil, 1999.
CULLER, Jonathan. Escrita e logocentrismo. In: Sobre a desconstrução: teoria e crítica do pós-estruturalismo. Tradução de Patrícia Burrowes. Rio de Janeiro: Record; Rosa dos Tempos, 1997. p. 104-127.
DIAWARA, Manthia. Africa´s art of resistance. In: In search of Africa. Cambridge; London: Harvard University Press, 1998. p. 174-202. Disponível em: <http://www.artafrica.info/html/artigotrimestre/6/africa-art-of-resistance.pdf>.
JOUBERT, Jean-Louis. Sur l´enseignement des littératures francophones. In: Dialogues et cultures. Quebéc: FIPF, 1981. p.267-270.
NIMROD. La nouvelle chose française: pour une littérature décolonisée. In: LE BRIS, Michel; ROUAUD, Jean (dir). Pour une littérature-monde. Paris : Gallimard, 2007. p.217-235.
KANOR, Fabienne. Sans titre. In: LE BRIS, Michel; ROUAUD, Jean (dir). Pour une littérature-monde. Paris: Gallimard, 2007. p.237-242.
LE BRIS. Michel. Pour une littérature-monde em français. In: LE BRIS, Michel; ROUAUD, Jean (dir). Pour une littérature-monde. Paris: Gallimard, 2007. p.23-54
MOURA, Jean-Marc. Littérature francophones et théorie postcoloniale. Paris: PUF, 1999.
SARTRE, Jean-Paul. Orphée noir. In: SENGHOR, Léopold Sédar (org.) Anthologie de la nouvelle poésie nègre et malgache de langue française. Paris: Quadrige; Presses Universitaires de France, 2001, 5ème édition. Disponível em: http://www.afriblog.com/blog.asp?code=dialogues&no_msg=814.
TERVONEN, Tania. La littérature africaine, éternelle périphérie? Africultures, Dossier Histoire/Societé, n.65, 2005. Disponível em: http://www.africultures.com/index.asp?menu=revue_affiche_article&no=4129§ion=dossi er.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alcione Correa Alves
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.