O que se pode apreender dos resíduos de performances verbi-voco-corporais no contexto de slams de poesia?
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50310Palavras-chave:
Slam de poesia, poesia falada, performance, oralidade, literatura periféricaResumo
Os slams de poesia são conhecidos por muitas pessoas que nunca os acompanharam presencialmente, mas que já assistiram aos inúmeros vídeos disponíveis nas redes. No Brasil, essas disputas são protagonizadas por sujeitos oriundos das periferias e ocorrem em espaços públicos, características frequentemente destacadas por estudiosos/as que as descrevem como uma prática decolonial, por ressignificar a ideia de quem pode fazer poesia e por onde ela pode circular. Tendo em vista a efemeridade de uma performance, que está em foco nesses campeonatos de poesia oral, e a importância da interação do público e das demais circunstâncias que contribuem com a sua composição, este artigo tem como objetivo refletir sobre o que é possível recuperar tendo como corpus somente os registros audiovisuais encontrados nas redes. Esta análise tem como base a comparação de duas performances distintas para um mesmo poema, assistidas presencialmente no Slam da Guilhermina, e as observações se ancoram nos vídeos publicados por esse coletivo e no que foi experienciado neste evento. Com isso, conclui-se que, a partir dos registros do que foram as performances, pode-se compreender algumas características da competição, mas não os fatos que aconteceram antes e durante certas apresentações, colaborando com a coconstrução de seus sentidos.
Downloads
Referências
AGUILAR, G.; CÁMARA, M. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Tradução de Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
ALCALDE, E. O que é slam de poesia. São Paulo: FALA: Autonomia literária, 2024. (Coleção SLAM).
CARÊNCIA: mamba negro 1. lugar slam da Guilhermina #248. São Paulo: Slam da Guilhermina, 2021. 1 vídeo (2 min 57 s). Publicado pelo canal Slam da Guilhermina. Disponível em: https://youtu.be/PZaJV5Cc94c?feature=shared. Acesso em: 2 dez. 2021.
CASCUDO, L. da C. Literatura oral no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte; São Paulo: Editora Itatiaia; Editora da Universidade de São Paulo, 1984.
ESTRELA D’ALVA, R. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça: o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil, São Paulo, n. 9, p. 119-126, 2011. Disponível em: https://gerflint.fr/Base/Bresil9/estrela.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.
FINNEGAN, R. The how of literature. Oral Tradition, Cambridge, v. 20, n. 2, p. 164-187, out. 2005. DOI 10.1353/ort.2006.0004. DOI: https://doi.org/10.1353/ort.2006.0004
FUENTES, M. A. Activismos tecnopolíticos: constelaciones de performance. Tradução de Mariano López Seoane. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2020. E-book. Disponível em: https://www.amazon.com/Activismos-tecnopol%C3%ADticos-Constelaciones-performance-Fuentes/dp/9877122146. Acesso em: 15 out. 2023.
GLAZNER, G. M. (org.). Poetry slam: the competitive art of performance poetry. San Francisco: Manic D. Press, 2000.
INTEGRANDO. Rio de Janeiro: Integrando, 2023. 1 vídeo (1 h 54 min). Publicado pelo canal Integrando Curso de LIBRAS. Disponível em: https://www.youtube.com/live/XF9hQBeD5mI?feature=shared. Acesso em: 24 set. 2023.
MARC KELLY SMITH. Sobre. Marc Kelly Smith, Chicago, [2023]. Disponível em: http://www.marckellysmith.net/about.html. Acesso em: 14 nov. 2020.
MARTÍNEZ CANTÓN, C. I. El auge de la nueva poesía oral: el caso del poetry slam. Estudios de Literatura, Castilla, v. 3, p. 385-401, abr. 2012. Disponível em: https://revistas.uva.es/index.php/castilla/article/view/120. Acesso em: 15 out. 2023.
MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MESA: confluências e escrevivências, muito mais do que rimas. Rio de Janeiro: Flup, 2023. 1 vídeo (1 h 46 min). Publicado pelo canal Flup RJ. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K2bG76vfwbQ. Acesso em: 15 out. 2023.
NASCIMENTO, R. M. do. A performance poética do ator-MC. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4481. Acesso em: 15 out. 2023.
NEVES, C. A. de B. Slams: letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo. Linha D’Água, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 92-112, out. 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p92-112. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p92-112
PALAVRA falada jogo de palavras - como o slam foi criado e se espalhou pelo mundo_flup 2021. Rio de Janeiro: Flup, 2021. 1 vídeo (1 h 12 min). Publicado pelo canal Flup RJ. Disponível em: https://youtu.be/c6UTq09i_k0?feature=shared. Acesso em: 1 nov. 2021.
PFEILER, M. Sounds of poetry: contemporary american performance poets. Tübingen: Gunter Narr Verlag, 2003.
PHELAN, P. Ontología del performance: representación sin reproducción. In: TAYLOR, D.; FUENTES, M. Estudios avanzados de performance. Ciudad de México: Instituto Hemisférico de Performance y Política, 2011. p. 91-121.
RECEBA a delicadeza Tawane Theodoro Final Slam da Guilhermina 2018. Rio de Janeiro: Slam da Guilhermina, 2018. 1 vídeo (4 min 33 s). Publicado pelo canal Slam da Guilhermina. Disponível em: https://youtu.be/9dbplr7d3uY?feature=shared. Acesso em: 22 set. 2023.
SCHECHNER, R. O que é performance. O percevejo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 12, p. 25-50, 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/34892223/SCHECHNER_Richard_O_que_e_performance. Acesso em: 2 dez. 2021.
SLAM BR 2017 - final - Kuma França - blasfêmia - legendado. [s.l.]: Gica TV, 2018. 1 vídeo (3 min 25 s). Publicado pelo canal GICA TV. Disponível em: https://youtu.be/fad9Rw-Au0o?feature=shared. Acesso em: 22 set. 2023.
SMITH, M. K.; KRAYNAK, J. Take the mic: the art of performance poetry, slam, and the spoken word. Naperville: Sourcebooks MediaFusion, 2009.
VENCEDORE mamba negro última rodada #248. São Paulo: Slam da Guilhermina, 2021. 1 vídeo (3 min 27 s). Publicado pelo canal Slam da Guilhermina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aNaP6ZI3fO4. Acesso em: 2 dez. 2021.
ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabiana Oliveira de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.