O que se pode apreender dos resíduos de performances verbi-voco-corporais no contexto de slams de poesia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50310

Palavras-chave:

Slam de poesia, poesia falada, performance, oralidade, literatura periférica

Resumo

Os slams de poesia são conhecidos por muitas pessoas que nunca os acompanharam presencialmente, mas que já assistiram aos inúmeros vídeos disponíveis nas redes. No Brasil, essas disputas são protagonizadas por sujeitos oriundos das periferias e ocorrem em espaços públicos, características frequentemente destacadas por estudiosos/as que as descrevem como uma prática decolonial, por ressignificar a ideia de quem pode fazer poesia e por onde ela pode circular. Tendo em vista a efemeridade de uma performance, que está em foco nesses campeonatos de poesia oral, e a importância da interação do público e das demais circunstâncias que contribuem com a sua composição, este artigo tem como objetivo refletir sobre o que é possível recuperar tendo como corpus somente os registros audiovisuais encontrados nas redes. Esta análise tem como base a comparação de duas performances distintas para um mesmo poema, assistidas presencialmente no Slam da Guilhermina, e as observações se ancoram nos vídeos publicados por esse coletivo e no que foi experienciado neste evento. Com isso, conclui-se que, a partir dos registros do que foram as performances, pode-se compreender algumas características da competição, mas não os fatos que aconteceram antes e durante certas apresentações, colaborando com a coconstrução de seus sentidos.

Downloads

Biografia do Autor

Fabiana Oliveira de Souza, Colégio Pedro II

Doutora e Mestra em Letras Neolatinas pela UFRJ. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas, Licenciada e Bacharel em Letras Português-Espanhol pela mesma instituição. Graduanda em Filosofia pela UERJ. Atuou como Professora Substituta da Graduação em Letras Português-Espanhol do departamento de Letras Neolatinas da UFRJ e do Instituto de Lestras da UERJ; como Professora Substituta da Graduação em Turismo e do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Telecomunicações do CEFET/RJ; e como Professora de Espanhol da SEEDUC/RJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa nos níveis fundamental, médio e superior.Professora EBTT de Espanhol do Colégio Pedro II. Tem interesse em poetry slam (slam de poesia), letramento literário crítico, literaturas hispânicas, literatura brasileira contemporânea, literatura comparada e ensino de espanhol.

Referências

AGUILAR, G.; CÁMARA, M. A máquina performática: a literatura no campo experimental. Tradução de Gênese Andrade. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

ALCALDE, E. O que é slam de poesia. São Paulo: FALA: Autonomia literária, 2024. (Coleção SLAM).

CARÊNCIA: mamba negro 1. lugar slam da Guilhermina #248. São Paulo: Slam da Guilhermina, 2021. 1 vídeo (2 min 57 s). Publicado pelo canal Slam da Guilhermina. Disponível em: https://youtu.be/PZaJV5Cc94c?feature=shared. Acesso em: 2 dez. 2021.

CASCUDO, L. da C. Literatura oral no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte; São Paulo: Editora Itatiaia; Editora da Universidade de São Paulo, 1984.

ESTRELA D’ALVA, R. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça: o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil, São Paulo, n. 9, p. 119-126, 2011. Disponível em: https://gerflint.fr/Base/Bresil9/estrela.pdf. Acesso em: 15 out. 2023.

FINNEGAN, R. The how of literature. Oral Tradition, Cambridge, v. 20, n. 2, p. 164-187, out. 2005. DOI 10.1353/ort.2006.0004. DOI: https://doi.org/10.1353/ort.2006.0004

FUENTES, M. A. Activismos tecnopolíticos: constelaciones de performance. Tradução de Mariano López Seoane. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2020. E-book. Disponível em: https://www.amazon.com/Activismos-tecnopol%C3%ADticos-Constelaciones-performance-Fuentes/dp/9877122146. Acesso em: 15 out. 2023.

GLAZNER, G. M. (org.). Poetry slam: the competitive art of performance poetry. San Francisco: Manic D. Press, 2000.

INTEGRANDO. Rio de Janeiro: Integrando, 2023. 1 vídeo (1 h 54 min). Publicado pelo canal Integrando Curso de LIBRAS. Disponível em: https://www.youtube.com/live/XF9hQBeD5mI?feature=shared. Acesso em: 24 set. 2023.

MARC KELLY SMITH. Sobre. Marc Kelly Smith, Chicago, [2023]. Disponível em: http://www.marckellysmith.net/about.html. Acesso em: 14 nov. 2020.

MARTÍNEZ CANTÓN, C. I. El auge de la nueva poesía oral: el caso del poetry slam. Estudios de Literatura, Castilla, v. 3, p. 385-401, abr. 2012. Disponível em: https://revistas.uva.es/index.php/castilla/article/view/120. Acesso em: 15 out. 2023.

MARTINS, L. M. Performances do tempo espiralar, poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MESA: confluências e escrevivências, muito mais do que rimas. Rio de Janeiro: Flup, 2023. 1 vídeo (1 h 46 min). Publicado pelo canal Flup RJ. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K2bG76vfwbQ. Acesso em: 15 out. 2023.

NASCIMENTO, R. M. do. A performance poética do ator-MC. 2012. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4481. Acesso em: 15 out. 2023.

NEVES, C. A. de B. Slams: letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo. Linha D’Água, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 92-112, out. 2017. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p92-112. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v30i2p92-112

PALAVRA falada jogo de palavras - como o slam foi criado e se espalhou pelo mundo_flup 2021. Rio de Janeiro: Flup, 2021. 1 vídeo (1 h 12 min). Publicado pelo canal Flup RJ. Disponível em: https://youtu.be/c6UTq09i_k0?feature=shared. Acesso em: 1 nov. 2021.

PFEILER, M. Sounds of poetry: contemporary american performance poets. Tübingen: Gunter Narr Verlag, 2003.

PHELAN, P. Ontología del performance: representación sin reproducción. In: TAYLOR, D.; FUENTES, M. Estudios avanzados de performance. Ciudad de México: Instituto Hemisférico de Performance y Política, 2011. p. 91-121.

RECEBA a delicadeza Tawane Theodoro Final Slam da Guilhermina 2018. Rio de Janeiro: Slam da Guilhermina, 2018. 1 vídeo (4 min 33 s). Publicado pelo canal Slam da Guilhermina. Disponível em: https://youtu.be/9dbplr7d3uY?feature=shared. Acesso em: 22 set. 2023.

SCHECHNER, R. O que é performance. O percevejo, Rio de Janeiro, v. 11, n. 12, p. 25-50, 2003. Disponível em: https://www.academia.edu/34892223/SCHECHNER_Richard_O_que_e_performance. Acesso em: 2 dez. 2021.

SLAM BR 2017 - final - Kuma França - blasfêmia - legendado. [s.l.]: Gica TV, 2018. 1 vídeo (3 min 25 s). Publicado pelo canal GICA TV. Disponível em: https://youtu.be/fad9Rw-Au0o?feature=shared. Acesso em: 22 set. 2023.

SMITH, M. K.; KRAYNAK, J. Take the mic: the art of performance poetry, slam, and the spoken word. Naperville: Sourcebooks MediaFusion, 2009.

VENCEDORE mamba negro última rodada #248. São Paulo: Slam da Guilhermina, 2021. 1 vídeo (3 min 27 s). Publicado pelo canal Slam da Guilhermina. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aNaP6ZI3fO4. Acesso em: 2 dez. 2021.

ZUMTHOR, P. Performance, recepção, leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

OLIVEIRA DE SOUZA, Fabiana. O que se pode apreender dos resíduos de performances verbi-voco-corporais no contexto de slams de poesia?. Boitatá, Londrina, v. 19, n. 38, p. 1–13, 2024. DOI: 10.5433/boitata.2024v19.e50310. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/50310. Acesso em: 19 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.