O que se pode apreender dos resíduos de performances verbi-voco-corporais no contexto de slams de poesia?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50310

Palavras-chave:

Slam de poesia, poesia falada, performance, oralidade, literatura periférica

Resumo

Os slams de poesia são conhecidos por muitas pessoas que nunca os acompanharam presencialmente, mas que já assistiram aos inúmeros vídeos disponíveis nas redes. No Brasil, essas disputas são protagonizadas por sujeitos oriundos das periferias e ocorrem em espaços públicos, características frequentemente destacadas por estudiosos/as que as descrevem como uma prática decolonial, por ressignificar a ideia de quem pode fazer poesia e por onde ela pode circular. Tendo em vista a efemeridade de uma performance, que está em foco nesses campeonatos de poesia oral, e a importância da interação do público e das demais circunstâncias que contribuem com a sua composição, este artigo tem como objetivo refletir sobre o que é possível recuperar tendo como corpus somente os registros audiovisuais encontrados nas redes. Esta análise tem como base a comparação de duas performances distintas para um mesmo poema, assistidas presencialmente no Slam da Guilhermina, e as observações se ancoram nos vídeos publicados por esse coletivo e no que foi experienciado neste evento. Com isso, conclui-se que, a partir dos registros do que foram as performances, pode-se compreender algumas características da competição, mas não os fatos que aconteceram antes e durante certas apresentações, colaborando com a coconstrução de seus sentidos.

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Biografia do Autor

Fabiana Oliveira de Souza, Colégio Pedro II

Doutora e Mestra em Letras Neolatinas pela UFRJ. Especialista em Literaturas Portuguesa e Africanas, Licenciada e Bacharel em Letras Português-Espanhol pela mesma instituição. Graduanda em Filosofia pela UERJ. Atuou como Professora Substituta da Graduação em Letras Português-Espanhol do departamento de Letras Neolatinas da UFRJ e do Instituto de Lestras da UERJ; como Professora Substituta da Graduação em Turismo e do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Telecomunicações do CEFET/RJ; e como Professora de Espanhol da SEEDUC/RJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Espanhola e Língua Portuguesa nos níveis fundamental, médio e superior.Professora EBTT de Espanhol do Colégio Pedro II. Tem interesse em poetry slam (slam de poesia), letramento literário crítico, literaturas hispânicas, literatura brasileira contemporânea, literatura comparada e ensino de espanhol.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Oliveira de Souza, F. (2024). O que se pode apreender dos resíduos de performances verbi-voco-corporais no contexto de slams de poesia?. Boitatá, 19(38), 1–13. https://doi.org/10.5433/boitata.2024v19.e50310

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