Enunciação e subjetividade no documentário Bicicletas de Nhanderu: um olhar para a linguagem verbal e audiovisual nas narrativas tradicionais indígenas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31253

Palabras clave:

Documentário, Formas enunciativas, Narrativa indígena contemporânea,

Resumen

O presente artigo trata das formas enunciativas no documentário Bicicletas de Nhanderu (2011), produção realizada pelo Coletivo Mbyá-Guarani de cinema. Inicialmente, buscamos situar as enunciações verbais no discurso mítico da comunidade, presentes nas narrativas de caráter tradicional, e a sua relação com protocolos audiovisuais desenvolvidos na instância imagética. O confronto entre essas duas dimensões elucida uma complexa relação entre as enunciações verbais, engendradas nos discursos narrativos, e a enunciação documental, decorrente das circunstâncias de apropriação dos recursos audiovisuais de produção pela comunidade indígena. Na última parte, atentamos para os desdobramentos e a problemática na representação dos sujeitos, operacionalizada pela linguagem tanto verbal quanto audiovisual das narrativas indígenas contemporânea.

Biografía del autor/a

José Carlos Felix, Universidade do Estado da Bahia

Docente Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus IV), professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultura.

Francisco Gabriel Rego, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Crítica Cultural - UNEB

Citas

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 1989.

BRASIL, André. Bicicletas de Nhanderu: lascas do extracampo. Devires, Belo Horizonte, v. 9, n.1, p. 98-117, 2012.

METZ, Christian. A significação do cinema. Tradução e posfácio de Jean Claude Bernadet. São Paulo: Perspectiva, 2006.

METZ, Christian. L’enonciation impersonnnelle ou le site du film. Meridiens Klicksieck, 1991.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social e crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 2000.

SPINELLI, Egle Müller. As marcas da enunciação no cinema. In: Revista Significação. São Paulo, 2010.

TURNER, Victor. Floresta de símbolos: aspectos do ritual Ndembu. Niterói: EdUFF, 2005.

Bicicletas de Nhanderu (2011), realizado pelo Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema.

Publicado

2016-12-11

Cómo citar

Felix, J. C., & Rego, F. G. (2016). Enunciação e subjetividade no documentário Bicicletas de Nhanderu: um olhar para a linguagem verbal e audiovisual nas narrativas tradicionais indígenas. Boitatá, 11(21), 54–67. https://doi.org/10.5433/boitata.2016v11.e31253

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.