Deslocamentos e errâncias: a criação de escritas perform-ativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e48215

Palavras-chave:

Escrita, Corpo, Literatura, Errância

Resumo

 O presente artigo apresenta algumas reflexões, análises e criações poéticas feitas durante a pesquisa de doutorado intitulada Escritas performativas: textualidades criadas por corpos e espaços, nela a autora relaciona a experiência corporal de escritores durante caminhadas e errâncias e os resultados textuais alcançados. O intuito é de refletir sobre a natureza dos textos que emergem de tais práticas, considerando corpo e mente como duas entidades integradas. Parti, assim, da seguinte questão: seria possível engajar o corpo na atividade de escrita? A fim de responder a essa pergunta, tracei uma breve história do corpo e de sua relação com a escrita desde a modernidade, utilizando estudos de historiadores como Georges Vigarello e David Le Breton, de filósofos, como Deleuze e Rousseau e de críticos literários, como Dominique Rabaté. O intuito é demonstrar que a visão cartesiana do homem cindido – em que mente e corpo são instâncias separadas – é uma construção histórica e que pode, portanto, ser questionada e combatida

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Biografia do Autor

Sofia Rodrigues Boito, Universidade de São Paulo - USP

Doutora e mestre em Artes pela Escola de comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-08-20

Como Citar

Boito, S. R. (2018). Deslocamentos e errâncias: a criação de escritas perform-ativas. Boitatá, 13(25), 139–151. https://doi.org/10.5433/boitata.2018v13.e48215

Edição

Seção

Dossiê