Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31474

Palavras-chave:

Crianças narradoras, Narrativas orais, Infância, Performance narrativa,

Resumo

Estudos em diferentes áreas vêm demonstrando a importância da produção narrativa na infância, tanto em termos do desenvolvimento cognitivo e de articulação da linguagem da criança, quanto na socialização e organização de suas experiências, reais e imaginadas. Neste artigo parto de narrativas registradas durante pesquisa etnográfica, realizada no ano de 2013 em três turmas de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Brasília-DF, para discutir as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para expressarem e compartilharem suas experiências através de performances orais e escritas.

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Biografia do Autor

Luciana Hartmann, Universidade de Brasília

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora associada  da Universidade de Brasília

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Publicado

2015-10-29

Como Citar

Hartmann, L. (2015). Equilibristas, viajantes, princesas e poetas: performances orais e escritas de crianças narradoras. Boitatá, 10(20), 48–67. https://doi.org/10.5433/boitata.2015v10.e31474

Edição

Seção

Dossiê