v. 19 n. 1 (2016): Ensino de Língua Portuguesa e Contemporaneidade

					Visualizar v. 19 n. 1 (2016): Ensino de Língua Portuguesa e Contemporaneidade
Publicado: 2016-01-31
  • Homenagem ao professor Paulo de Tarso Galembeck

    Silvana Salino Ramos, Letícia Jovelino Storto
    7
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p7
  • Apresentação

    Joyce Elaine de Almeida Baronas, Ana Lúcia Almeida, Eliana Maria Severino Donaio Ruiz
    8-10
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p8

Artigos

  • Um confronto heurístico entre práticas de letramento e as epistemologias do monologismo e do dialogismo

    Mara Sofia Zanotto, Ariane Mieco Sugayama
    11-39
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p11
  • Abordagem da leitura e da gramática na prova de Língua Portuguesa do processo de avaliação seriada - UEM

    Rosilene da Silva de Moraes Cavalcanti, Marilurdes Zanini
    40-63
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p40
  • Projetos didáticos de gênero, escrita praxiológica e desenvolvimento profissional de professores: um estudo de caso

    Anderson Carnin
    64-93
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p64
  • Estudo de Material de Produção Escrita Realizado por Meio de Gêneros Textuais

    Cleide Inês Wittke
    94-118
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p94
  • O gênero memorial na construção identitária docente

    Pollyanne Bicalho Ribeiro
    119-137
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p119
  • Contribuição dos aspectos da significação para a reflexão na língua: analisando questões de exames vestibulares

    José Wellisten Abreu Souza, Mônica Mano T. Ferraz
    138-158
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p138
  • A formação continuada e seus reflexos no encaminhamento da produção textual

    Terezinha da Conceição Costa-Hubes, Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz
    159-184
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p159
  • Em busca de um ensino sociolinguístico de Língua Portuguesa no Brasil

    Talita de Cássia Marine, Juliana Bertucci Barbosa
    185-215
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p185
  • O caráter contemporâneo da Língua Portuguesa no universo multilíngue de um sujeito com síndrome do x-frágil

    Isabela Rêgo Barros, Lorena Grace do Vale Deissler
    216-240
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p216
  • Gramática e gênero de discurso: novas perspectivas para o ensino de Língua Portuguesa

    Eliana Maria Severino Donaio Ruiz, Anair Valênia Martins Dias
    241-266
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p241
  • Análise de redes sociais de interação e o letramento: contributos para o ensino de Língua Portuguesa

    Eliane Vitorino de Moura Oliveira
    267-292
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p267
  • A evolução do tratamento da variação linguística no Enem

    Sammela Rejane de Jesus Andrade, Raquel Meister Ko. Freitag
    293-320
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p293
  • Aula de Língua Portuguesa: nas malhas do des-encontro enunciativo entre professor e aluno

    João de Deus Leite
    321-345
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p321
  • O ensino da Língua Materna na contemporaneidade: os multiletramentos e as conquistas do Pibid Letras UFGD

    Alexandra Santos Pinheiro, Edilaine Buin Buin
    346-368
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p346
  • A intencionalidade marcada nos textos instrucionais: o que há de novo nisso?

    Silvia Adelia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira
    369-395
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p369
  • O contato linguístico na Serra dos Tapes, RS: implicações para o ensino do Português brasileiro com manutenção do pomerano

    Luís Isaías Centeno do Amaral, Daiane Mackedanz
    396-425
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p396
  • Ensino de língua portuguesa, interculturalidade e políticas de letramentos

    Cloris Porto Porto Torquato
    426-458
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p426

Expediente

  • Signum: Estudos da Linguagem, v.19, n.1. Londrina. Jan./Jun. 2016

    1-6
    DOI: https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p1