Análise de redes sociais de interação e o letramento: contributos para o ensino de Língua Portuguesa

Autores

  • Eliane Vitorino de Moura Oliveira Universidade de São Tomé e Príncipe

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p267

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais, Português Língua Materna, Ensino

Resumo

Este trabalho, recorte de um estudo maior de doutoramento em estudos da linguagem, mostra, por meio do mapeamento da fala de 24 adolescentes oriundos de um distrito rural da cidade de Londrina, no Paraná, a análise das Redes Sociais de Interação (social networks) como um métode analítico apropriado para o reconhecimento da realidade linguística dos alunos, uma vez que tal reconhecimento é necessário para a elaboração de materias didáticos que respondam às necessidades atuais. Pelo viés da Sociolinguistica, em especial sua vertente Educacional, em que se inserem os estudos do Letramento, as discussões com enfoque nos resultados certificam o trabalho com a ARS - Análise de Redes Sociais de  Interação - como uma eficiente resposta em busca de caminhos para o eficaz ensino de Língua Portuguesa como língua materna.

 

Biografia do Autor

Eliane Vitorino de Moura Oliveira, Universidade de São Tomé e Príncipe

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londdrina.

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina

Leitora na Universidade de São Tomé e Príncipe - Leitorado Brasileiro

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

OLIVEIRA, Eliane Vitorino de Moura. Análise de redes sociais de interação e o letramento: contributos para o ensino de Língua Portuguesa. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 267–292, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p267. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23483. Acesso em: 6 jul. 2024.