Análise de redes sociais de interação e o letramento: contributos para o ensino de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p267Palavras-chave:
Análise de Redes Sociais, Português Língua Materna, EnsinoResumo
Este trabalho, recorte de um estudo maior de doutoramento em estudos da linguagem, mostra, por meio do mapeamento da fala de 24 adolescentes oriundos de um distrito rural da cidade de Londrina, no Paraná, a análise das Redes Sociais de Interação (social networks) como um métode analítico apropriado para o reconhecimento da realidade linguística dos alunos, uma vez que tal reconhecimento é necessário para a elaboração de materias didáticos que respondam às necessidades atuais. Pelo viés da Sociolinguistica, em especial sua vertente Educacional, em que se inserem os estudos do Letramento, as discussões com enfoque nos resultados certificam o trabalho com a ARS - Análise de Redes Sociais de Interação - como uma eficiente resposta em busca de caminhos para o eficaz ensino de Língua Portuguesa como língua materna.
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