O contato linguístico na Serra dos Tapes, RS: implicações para o ensino do Português brasileiro com manutenção do pomerano
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p396Palavras-chave:
contato linguístico, pomerano, pedagogia culturalmente sensível.Resumo
RESUMO: o artigo é resultado de estudo com uma turma de pré-escolar, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Martinho Lutero, localizada em Santa Augusta, RS. Objetivamos lançar reflexões acerca do contato linguístico pomerano e português brasileiro; mais precisamente, como a adoção de uma pedagogia culturalmente sensível às especificidades sociolinguísticas dos alunos influencia o processo de ensino do português, haja vista que mais da metade da turma analisada ingressou na escola ou como monolíngue pomerano ou bilíngue pomerano/português. A partir das postulações teóricas de Erickson (1987), Bortoni-Ricardo (2005) e Bell (1984) acerca dos usos linguísticos em contexto escolar, propomos que a alternância de código em sala de aula por parte do docente configura uma estratégia pedagógica culturalmente sensível que ratifica o aluno e gera um ambiente de confiança em que turnos em ambas as línguas, neste caso o pomerano e o português, contribuem para o aprendizado do português. No entanto, à alternância de código em sala de aula subjaz uma reflexão sobre quando qual língua é empregada, de modo que os usos bilíngues não conduzam a um processo de substituição da língua materna dos alunos pelo português.
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