Contribuição dos aspectos da significação para a reflexão na língua: analisando questões de exames vestibulares
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p138Palavras-chave:
Aspectos da significação, Reflexão Linguística, Questões de Vestibular.Resumo
Neste artigo, analisamos se/como são explorados, nas questões de provas de vestibulares, os aspectos da significação. Partimos da hipótese de que os aspectos relativos à significação devem ser explorados nas questões dos exames vestibulares, posto que há uma legislação nacional que versa sobre essa necessidade (PCN, 1997 e PCNEM, 2000), embasada pelos estudos relativos à Análise Linguística. Verificamos, então, de que modo as expressões linguísticas são abordadas como elementos constituintes do(s) sentido(s). Para tanto, consideramos como são exploradas as relações de sentido de construções gramaticais e também relações lexicais nas questões das provas. A partir de duas (02) questões de provas realizadas em vestibulares diferentes em anos distintos, visamos trazer um demonstrativo por meio do qual seja possível dimensionar a contribuição dos aspectos da significação para a efetivação da reflexão linguística nos exames vestibulares. Pautamo-nos em Geraldi (1984 e 1997), Travaglia (2002), Marcuschi (2004), Ilari e Geraldi (2006) e Antunes (2012). Entendemos, por fim, que o candidato deve empreender uma análise reflexiva sobre os efeitos de sentidos conferidos às expressões linguísticas, algo viabilizado pelo nível semântico-pragmático explorado de modo sistemático pelos vestibulares no Brasil.
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