A formação continuada e seus reflexos no encaminhamento da produção textual

Autores

  • Terezinha da Conceição Costa-Hubes UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p159

Palavras-chave:

Formação de professores, produção textual, ensino da Língua Portuguesa

Resumo

Resumo: Este artigo tem o intuito de analisar e compreender alguns resultados apresentados em decorrência da participação do professor da educação básica em uma atividade de formação continuada realizada em Goioerê-PR, que teve como propósito provocar reflexões sobre o ensino da produção escrita na escola, abrangendo o encaminhamento da produção textual, a revisão e a reescrita de textos de alunos da educação básica. Tal formação constituiu-se como um dos instrumentos de geração de dados da pesquisa Encaminhamentos para a produção e a reescrita textual na educação básica: em foco, a ação e  a mediação docente que está em andamento. Por constituir uma pesquisa colaborativa, pretende auxiliar a prática docente, de modo a torná-la mais consistente e consoante com os pressupostos teóricos e metodológicos que regem os atuais referenciais curriculares de Língua Portuguesa. Dados os limites deste texto, nos propomos a analisar os reflexos da formação apenas quanto à primeira parte do processo: os encaminhamentos feitos pelo professor para a produção escrita de seus alunos e como essa proposta se consolidou nos textos produzidos pelas crianças. Para proceder a este estudo, nos pautamos nos pressupostos do círculo Bakhtiniano; na proposta de Geraldi (2006[1984]), nos estudos de Magalhães (2004), Costa-Hübes (2012), entre outros.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Terezinha da Conceição Costa-Hubes, UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora do Curso de Letras. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino. Pesquisadora na área de Linguística Aplicada. 

Rosemary de Oliveira Schoffen Turkiewicz, UNIOESTE- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

[1]Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da Universidade Estadual do oeste do Paraná – UNIOESTE. Professora da rede estadual de ensino do Paraná.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

COSTA-HUBES, T. da C.; SCHOFFEN TURKIEWICZ, R. de O. A formação continuada e seus reflexos no encaminhamento da produção textual. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 159–184, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p159. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23094. Acesso em: 30 abr. 2024.