A formação continuada e seus reflexos no encaminhamento da produção textual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p159Palavras-chave:
Formação de professores, produção textual, ensino da Língua PortuguesaResumo
Resumo: Este artigo tem o intuito de analisar e compreender alguns resultados apresentados em decorrência da participação do professor da educação básica em uma atividade de formação continuada realizada em Goioerê-PR, que teve como propósito provocar reflexões sobre o ensino da produção escrita na escola, abrangendo o encaminhamento da produção textual, a revisão e a reescrita de textos de alunos da educação básica. Tal formação constituiu-se como um dos instrumentos de geração de dados da pesquisa Encaminhamentos para a produção e a reescrita textual na educação básica: em foco, a ação e a mediação docente que está em andamento. Por constituir uma pesquisa colaborativa, pretende auxiliar a prática docente, de modo a torná-la mais consistente e consoante com os pressupostos teóricos e metodológicos que regem os atuais referenciais curriculares de Língua Portuguesa. Dados os limites deste texto, nos propomos a analisar os reflexos da formação apenas quanto à primeira parte do processo: os encaminhamentos feitos pelo professor para a produção escrita de seus alunos e como essa proposta se consolidou nos textos produzidos pelas crianças. Para proceder a este estudo, nos pautamos nos pressupostos do círculo Bakhtiniano; na proposta de Geraldi (2006[1984]), nos estudos de Magalhães (2004), Costa-Hübes (2012), entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.