Estudo de Material de Produção Escrita Realizado por Meio de Gêneros Textuais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p94Palavras-chave:
Produção escrita, Gêneros textuais, Interacionismo sociodiscursivo.Resumo
Um grande número de pesquisas centradas no processo de ensino e aprendizagem de língua volta-se à análise de materiais didáticos. Nessa perspectiva e tendo como base a abordagem interacionista sociodiscursiva, o presente artigo tem como objetivo analisar o material da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, para investigar se as atividades nele propostas oferecem condições a um ensino produtivo de escrita, sob uma perspectiva discursiva, já que se propõe a trabalhar com gêneros textuais. Após contextualizar histórica e teoricamente o Programa em estudo; segue-se analisando as sequências didáticas da Coleção, as quais abordam o gênero artigo de opinião, na busca de elementos textuais, linguísticos, enunciativos e discursivos que definem e caracterizam essa proposta de escrita.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.