A intencionalidade marcada nos textos instrucionais: o que há de novo nisso?
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p369Palavras-chave:
Atos de Fala. Textos instrucionais. Leitura na escola.Resumo
Os textos instrucionais têm por finalidade designar procedimentos para os leitores que precisam desempenhar tarefas de diferentes naturezas. Entretanto, apesar de uma similaridade enunciativa pressuposta, encontramos formas de enunciação discursiva discrepantes, dependendo do gênero textual. A partir desse achado e com base no paradigma interpretativista, a presente pesquisa analisou textos instrucionais de três diferentes gêneros com vistas a observar as intenções que permeiam o tipo textual injuntivo. Mas, também, refletiu sobre como a escola pode se valer desses mecanismos linguísticos para potencializar a leitura dos alunos. Baseados nos Atos de Fala (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1969; 1981; 2002), que possibilitaram observar os comandos expostos nos textos, os resultados das análises sugerem que as estruturas frasais usadas para instruir pressupõem níveis impositivos diferentes com que os locutores enunciam os procedimentos. Mostram, também, que o componente ilocucionário e a natureza do gênero em que as frases são usadas constituem os balizadores dessas instruções. Apesar de algumas limitações, como a comparação entre apenas quatro gêneros, quando há vários outros gêneros pertencentes ao tipo injuntivo, os resultados possibilitam uma reflexão crítica sobre a reprodução do pressuposto, principalmente nas escolas básicas, de que a injunção oferece apenas ordens ou comandos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.