A intencionalidade marcada nos textos instrucionais: o que há de novo nisso?

Autores

  • Silvia Adelia Henrique Guimarães UERJ
  • Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p369

Palavras-chave:

Atos de Fala. Textos instrucionais. Leitura na escola.

Resumo

Os textos instrucionais têm por finalidade designar procedimentos para os leitores que precisam desempenhar tarefas de diferentes naturezas. Entretanto, apesar de uma similaridade enunciativa pressuposta, encontramos formas de enunciação discursiva discrepantes, dependendo do gênero textual. A partir desse achado e com base no paradigma interpretativista, a presente pesquisa analisou textos instrucionais de três diferentes gêneros com vistas a observar as intenções que permeiam o tipo textual injuntivo. Mas, também, refletiu sobre como a escola pode se valer desses mecanismos linguísticos para potencializar a leitura dos alunos. Baseados nos Atos de Fala (AUSTIN, 1962; SEARLE, 1969; 1981; 2002), que possibilitaram observar os comandos expostos nos textos, os resultados das análises sugerem que as estruturas frasais usadas para instruir pressupõem níveis impositivos diferentes com que os locutores enunciam os procedimentos. Mostram, também, que o componente ilocucionário e a natureza do gênero em que as frases são usadas constituem os balizadores dessas instruções. Apesar de algumas limitações, como a comparação entre apenas quatro gêneros, quando há vários outros gêneros pertencentes ao tipo injuntivo, os resultados possibilitam uma reflexão crítica sobre a reprodução do pressuposto, principalmente nas escolas básicas, de que a injunção oferece apenas ordens ou comandos.

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Biografia do Autor

Silvia Adelia Henrique Guimarães, UERJ

Professora do ensino básico na Rede Municipal do Rio de Janeiro. É aluna de doutorado na UERJ, desde 2014, e portadora do título de mestre em Linguística pela mesma instituição (2011).

 

Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira, UERJ

Professora no Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP-UERJ).  Portadora do título de Doutora em Letras pela UERJ desde 2013. Mestre pela mesma instituição.

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

GUIMARÃES, S. A. H.; DE MENDONÇA FERREIRA, H. R. A intencionalidade marcada nos textos instrucionais: o que há de novo nisso?. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 369–395, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p369. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/25342. Acesso em: 1 maio. 2024.