O gênero memorial na construção identitária docente

Autores

  • Pollyanne Bicalho Ribeiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p119

Palavras-chave:

Construção identitária, gênero memorial, educação de professores

Resumo

Este trabalho visa a analisar a função do gênero memorial em processos formativos, focando, fo principalmente, as implicações de sua natureza híbrida para a construção identitária do sujeito docente e de seu grupo. Por colocar em cena e encenar saberes discursivamente construídos e desconstruídos pelo sujeito professor, interessou-nos analisar modos de dizer o ser/fazer e seus efeitos na interação, em meio a situações de ensino/aprendizagem. O corpus é (re)velador à medida que traz à tona respostas da relação do sujeito professor, consigo, com o outro e com o conhecimento, advindas de processos metacognitivos, circunstanciados,  garantidos pelo gênero memorial. É analisada a configuração do referido gênero, principalmente, como a correlação existente entre os elementos de sua organização, as condições de produção (as circunstâncias de enunciação e seu contexto socio-histórico) e os sujeitos sociais participantes do processo discursivo em questão. O quadro teórico norteador deste trabalho reúne estudos a respeito da formação e do funcionamento dos discursos produzidos na interação social. 

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Biografia do Autor

Pollyanne Bicalho Ribeiro, Universidade Federal do Ceará

Profa. Dra. Pollyanne Bicalho Ribeiro

Endereço: Rua Leonardo Mota, 2210, apto 302, Aldeota

Cep: 60170041

Tel: (085) 996008884 – 30994842

E-mail: pollyanne_br@yahoo.com.br

Instituição do doutorado: PUC Minas

Trabalha na Universidade Federal do Ceará, unidade de ensino.  Ministra as disciplinas relacionadas à prática de ensino (Estágio em Ensino de Língua Portuguesa, Estágio em Ensino de Leitura e Estágio em Ensino de Língua Oral, Escrita e Análise Linguística).

Pertence ao grupo de pesquisa GEPLA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada)

Desenvolve pesquisas relacionadas às seguintes temáticas: letramento, identidade, gênero e ensino-aprendizagem.

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

RIBEIRO, P. B. O gênero memorial na construção identitária docente. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 119–137, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p119. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23002. Acesso em: 30 abr. 2024.