O gênero memorial na construção identitária docente
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p119Palavras-chave:
Construção identitária, gênero memorial, educação de professoresResumo
Este trabalho visa a analisar a função do gênero memorial em processos formativos, focando, fo principalmente, as implicações de sua natureza híbrida para a construção identitária do sujeito docente e de seu grupo. Por colocar em cena e encenar saberes discursivamente construídos e desconstruídos pelo sujeito professor, interessou-nos analisar modos de dizer o ser/fazer e seus efeitos na interação, em meio a situações de ensino/aprendizagem. O corpus é (re)velador à medida que traz à tona respostas da relação do sujeito professor, consigo, com o outro e com o conhecimento, advindas de processos metacognitivos, circunstanciados, garantidos pelo gênero memorial. É analisada a configuração do referido gênero, principalmente, como a correlação existente entre os elementos de sua organização, as condições de produção (as circunstâncias de enunciação e seu contexto socio-histórico) e os sujeitos sociais participantes do processo discursivo em questão. O quadro teórico norteador deste trabalho reúne estudos a respeito da formação e do funcionamento dos discursos produzidos na interação social.
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