O ensino da Língua Materna na contemporaneidade: os multiletramentos e as conquistas do Pibid Letras UFGD
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p346Palavras-chave:
Ensino da Língua Materna, Formação Inicial e Continuada de professores, PIBIDResumo
O presente artigo aborda o tema do ensino da Língua na contemporaneidade por duas perspectivas: a teórica e a prática. Em um primeiro momento, revisitamos o conceito de língua enquanto ação comunicativa e em constante mudança e destacamos as opções metodológicas de ensino a partir do respeito à variante linguística do sujeito e aos múltiplos letramentos que ele precisa acionar para atuar nas diversas comunidades que o cercam. Em seguida, destacamos a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação Inicial e Continuada do profissional licenciado em Letras. Os resultados aqui apresentados, vale lembrar, nasceram da prática docente que acompanhamos (e vivenciamos) nas escolas parceiras do PIBID-Letras-UFGD, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Para a reflexão, dialogamos com o referencial teórico voltado ao ensino da língua materna, aos multiletramentos e à formação inicial e continuada dos docentes.
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