O ensino da Língua Materna na contemporaneidade: os multiletramentos e as conquistas do Pibid Letras UFGD
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p346Palabras clave:
Ensino da Língua Materna, Formação Inicial e Continuada de professores, PIBIDResumen
O presente artigo aborda o tema do ensino da Língua na contemporaneidade por duas perspectivas: a teórica e a prática. Em um primeiro momento, revisitamos o conceito de língua enquanto ação comunicativa e em constante mudança e destacamos as opções metodológicas de ensino a partir do respeito à variante linguística do sujeito e aos múltiplos letramentos que ele precisa acionar para atuar nas diversas comunidades que o cercam. Em seguida, destacamos a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação Inicial e Continuada do profissional licenciado em Letras. Os resultados aqui apresentados, vale lembrar, nasceram da prática docente que acompanhamos (e vivenciamos) nas escolas parceiras do PIBID-Letras-UFGD, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Para a reflexão, dialogamos com o referencial teórico voltado ao ensino da língua materna, aos multiletramentos e à formação inicial e continuada dos docentes.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.