O ensino da Língua Materna na contemporaneidade: os multiletramentos e as conquistas do Pibid Letras UFGD

Autores/as

  • Alexandra Santos Pinheiro Universidade Federal da Grande Dourados
  • Edilaine Buin Buin Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p346

Palabras clave:

Ensino da Língua Materna, Formação Inicial e Continuada de professores, PIBID

Resumen

O presente artigo aborda o tema do ensino da Língua na contemporaneidade por duas perspectivas: a teórica e a prática. Em um primeiro momento, revisitamos o conceito de língua enquanto ação comunicativa e em constante mudança e destacamos as opções metodológicas de ensino a partir do respeito à variante linguística do sujeito e aos múltiplos letramentos que ele precisa acionar para atuar nas diversas comunidades que o cercam. Em seguida, destacamos a relevância do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID para a formação Inicial e Continuada do profissional licenciado em Letras. Os resultados aqui apresentados, vale lembrar, nasceram da prática docente que acompanhamos (e vivenciamos) nas escolas parceiras do PIBID-Letras-UFGD, em Dourados, Mato Grosso do Sul.  Para a reflexão, dialogamos com o referencial teórico voltado ao ensino da língua materna, aos multiletramentos e à formação inicial e continuada dos docentes. 

Biografía del autor/a

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados

Alexandra Santos Pinheiro possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente é professora adjunta da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados. Atua, principalmente, nos temas: Literatura e gênero; História da Leitura. Desde 2003, faz extensão voltada para a Formação Continuada de Professores. Ministra as disicplinas de Teoria Literária na graduação e Literatura e História no mestrado.

Edilaine Buin Buin, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

É professora adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua na graduação e no Programa de Pós Graduação em Linguística. É pós-doutora pela Universidade de São Paulo (USP)/Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (FFLCH); doutora e Mestre em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), nas áreas de Linguística Textual e de Aquisição da Escrita, respectivamente. É graduada em Letras, licenciatura e bacharelado, pela mesma universidade. Acumula experiência no ensino superior e básico, e também na formação continuada de professores. Atuou em cursos de especialização em Linguística, na área de Semântica, e em Psicopedagogia, na área de Aquisição de Leitura e de Escrita, como docente e na orientação de trabalhos conclusivos. É autora do livro "A escrita na escola: a construção da coerência textual" (Mercado de Letras), "Aquisição da Escrita: coerência e coesão" (Contexto), de capítulos de livros e artigos na área que envolve Educação e Linguística. Atualmente, coordena o subprojeto de Programa Institucional Brasileiro de Iniciação à Docência (PIBID) "Leitura, oralidade, escrita e reescrita: caminhos para o letramento"

Publicado

2017-01-31

Cómo citar

PINHEIRO, Alexandra Santos; BUIN, Edilaine Buin. O ensino da Língua Materna na contemporaneidade: os multiletramentos e as conquistas do Pibid Letras UFGD. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 346–368, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p346. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23091. Acesso em: 6 jul. 2024.