Em busca de um ensino sociolinguístico de Língua Portuguesa no Brasil

Autores

  • Talita de Cássia Marine Universidade Federal de Uberlândia
  • Juliana Bertucci Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p185

Palavras-chave:

Ensino, Língua Portuguesa, Sociolinguística

Resumo

Um dos obstáculos no ensino de Língua Portuguesa como língua materna é o tratamento da variação linguística e, fundamentalmente, aos saberes gramaticais permeados por diferentes normas linguísticas. Assim, neste artigo, propomos algumas reflexões a respeito do cenário atual do ensino de língua de língua portuguesa no Brasil, apresentando uma revisão teórica sobre o tema, sobretudo acerca dos conceitos de crença e atitudes linguísticas em estudos (sócio)linguísticos e, em documentos do governo brasileiro, revendo, inclusive, alguns resultados de pesquisas já realizadas sobre crenças e atitudes linguísticas com discentes de escolas de ensino fundamental e médio, bem como com alunos do curso de Letras.

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Biografia do Autor

Talita de Cássia Marine, Universidade Federal de Uberlândia

Núcleo de Língua Portuguesa do Instituto de Letras e linguística (ILEEL)/PROFLETRAS-UFU

Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS)/PROFLETRAS-UFTM

 

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Publicado

2017-01-31

Como Citar

MARINE, Talita de Cássia; BERTUCCI BARBOSA, Juliana. Em busca de um ensino sociolinguístico de Língua Portuguesa no Brasil. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 185–215, 2017. DOI: 10.5433/2237-4876.2016v19n1p185. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/23161. Acesso em: 12 nov. 2024.