Em busca de um ensino sociolinguístico de Língua Portuguesa no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2016v19n1p185Palavras-chave:
Ensino, Língua Portuguesa, SociolinguísticaResumo
Um dos obstáculos no ensino de Língua Portuguesa como língua materna é o tratamento da variação linguística e, fundamentalmente, aos saberes gramaticais permeados por diferentes normas linguísticas. Assim, neste artigo, propomos algumas reflexões a respeito do cenário atual do ensino de língua de língua portuguesa no Brasil, apresentando uma revisão teórica sobre o tema, sobretudo acerca dos conceitos de crença e atitudes linguísticas em estudos (sócio)linguísticos e, em documentos do governo brasileiro, revendo, inclusive, alguns resultados de pesquisas já realizadas sobre crenças e atitudes linguísticas com discentes de escolas de ensino fundamental e médio, bem como com alunos do curso de Letras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Signum: Estudos da Linguagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.