Efeito da combinação de espécies de fungos entomopatogênicos e de temperatura de incubação na mortalidade de Alphitobius diaperinus Panzer (Coleoptera: Tenebrionidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2006v27n4p525Palavras-chave:
Controle biológico, Beauveria bassiana, Metarhizium anisopliae, Produção animal.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar, em condições de laboratório, o efeito dos fungos entomopatogênicos Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae isoladamente e em mistura com diferentes concentrações, e em duas temperaturas de incubação, contra larvas e adultos do cascudinho dos aviários (A. diaperinus). Os insetos foram imersos por 10 segundos sob agitação, em suspensões de conídios de ambos os fungos, em diferentes percentuais de B. bassiana e M. anisopliae nas seguintes combinações 100 : 0; 25 : 75 ; 50 : 50; 75 : 25; testemunha, contendo no máximo 1 × 108conídios/mL. Em seguida, foram incubados a 26 e 32°C e fotofase de 14 horas, sendo preparadas quatro repetições de 15 insetos para cada tratamento, tanto para larvas como para adultos, respectivamente. A mortalidade foi avaliada diariamente, sendo os insetos mortos desinfectados em álcool 70% e mantidos em câmara úmida nas mesmas condições descritas, para confirmação da morte pelos fungos. Na temperatura de 26°C, verificou-se que na mistura de fungos somente houve mortalidade confirmada por B. bassiana e não houve diferença na mortalidade larval causada por este fungo, em mistura ou isoladamente. Em relação aos adultos, no tratamento de mistura de fungos houve redução na mortalidade em relação ao fungo isoladamente. Na temperatura de 32°C a mistura elevou a ação de B. bassiana contra larvas em duas combinações (50% de cada fungo e 75% de B. bassiana + 25% de M. anisopliae), mas reduziu em todas as combinações contra adultos. Houve também efeito negativo da temperatura sobre os fungos, que foram mais efetivos sobre as larvas a 26ºC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.