Atividade de extratos vegetais aquosos sobre Bacillus thuringiensis e a interação destes sobre Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Erebinae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p1051Palavras-chave:
Bactéria entomopatogênica, Controle associado, Extratos botânicos.Resumo
A associação de extratos vegetais e B. thuringiensis pode ser importante em situações que em que se necessite controlar diferentes espécies de insetos-praga e ou insetos em diferentes fases de desenvolvimento. No entanto, os extratos podem apresentar diferentes efeitos sobre B. thuringiensis, comprometendo o seu modo de ação. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos vegetais aquosos sobre Bacillus thuringiensis subesp. kurstaki (Btk) e a interação destes sobre Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Erebinae). Foram utilizados extratos vegetais aquosos de pitanga (Eugenia uniflora), pimenta (Capsicum baccatum), trombeta (Brugmansia suaveolens) e uva-do-japão (Hovenia dulcis), na concentração de 5%. Para estudar a comaptiilidade a B. thuringiensis, os extratos foram misturados com Thuricide® (Btk) e, os parâmetros avaliados foram unidades formadoras de colônia (UFC mL-1) para esporos e, para cristais, a mortalidade de A. gemmatalis. Os extratos de pitanga, pimenta e uva-do-japão inibiram totalmente a formação de UFC mL-1 de Btk e, apenas o extrato de pitanga afetou negativamente a toxicidade dos cristais de Btk, com redução significativa da mortalidade de A. gemmatalis (20,40%), em relação à testemunha Btk (79,44%). Na associação entre os extratos de pitanga, pimenta e uva-do-japão com B. thuringiensis estes interferem negativamente na formação de UFC e o extrato de pitanga apresenta efeito negativo para a ação dos cristais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.