Compatibilidade de nematóides entomopatogênicos e extratos vegetais aquosos visando o controle da mosca-das-frutas Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae)

Autores

  • Cristhiane Rohde Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alcides Moino Junior Universidade Federal de Lavras
  • Patrícia Krupa Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Kaio Roger de Oliveira Ramalho Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p1033

Palavras-chave:

Steinernema carpocapsae, Heterorhabditis sp., Melia azedarach, Ruta graveolens, Allium sativum, Zingiber officinale.

Resumo

A mosca-das-frutas Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae) tem sido controlada, principalmente, pelo método químico, que é o responsável por impactos ambientais e na saúde pública e, muitas vezes, tem sido ineficiente, devido ao desenvolvimento de populações de insetos resistentes. Assim, tem surgido a necessidade de pesquisas com novas formas de controle eficazes e menos impactantes. Nesse sentido, a utilização de nematóides entomopatogênicos e extratos vegetais tem se mostrado eficiente para o controle dessa praga. No entanto, são necessários estudos para avaliar a compatibilidade entre esses métodos, visando o seu uso, em programas de manejo integrado, para essa praga. O objetivo desse trabalho foi avaliar a compatibilidade dos nematóides Steinernema carpocapsae ALL e Heterorhabditis sp. JPM4 com os extratos aquosos, preparados com vegetais secos da folha, ramo e fruto de cinamomo (Melia azedarach), folha de arruda (Ruta graveolens), gengibre (Zingiber officinales) e alho (Allium sativum) visando o controle de C. capitata. O bioensaio foi conduzido em delineamento inteiramente  casualizado, com quatro repetições, por tratamento. Cada repetição foi constituída de um tubo de vidro, contendo 1 mL de extrato vegetal, 40% p/v e 1 mL de suspensão de nematóide entomopatogênico, com 1800 JI/mL, para S. carpocapsae ALL e 600 JI/mL, para Heterorhabditis sp. JPM4. Foi avaliada a viabilidade dos nematóides e a infectividade desses sobre larvas de C. capitata, após 48 e 120 horas. Verificou-se que todos os extratos reduziram a viabilidade e a infectividade de ambos os nematóides, sendo incompatíveis, após 120 horas de exposição. O nematóide Heterorhabditis sp. JPM4 foi mais sensível em relação ao S. carpocapsae ALL, pois apresentou, nas primeiras 48 horas redução na viabilidade e infectividade superior a 80 e 75%, respectivamente, quando exposto a todos os extratos, exceto o de gengibre.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cristhiane Rohde, Universidade Federal da Fronteira Sul

Profª. Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFFS, Laranjeiras do Sul, PR.

 

Alcides Moino Junior, Universidade Federal de Lavras

Prof. Associado do Deptº de Entomologia, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Campus Universitário, Lavras, MG.

 

Patrícia Krupa, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Discente de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Campus Cedeteg. Guarapuava, PR.

Kaio Roger de Oliveira Ramalho, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Discente de graduação do curso de Agronomia, UNICENTRO, Campus Cedeteg. Guarapuava, PR.

Downloads

Publicado

2013-06-24

Como Citar

Rohde, C., Moino Junior, A., Krupa, P., & Ramalho, K. R. de O. (2013). Compatibilidade de nematóides entomopatogênicos e extratos vegetais aquosos visando o controle da mosca-das-frutas Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae). Semina: Ciências Agrárias, 34(3), 1033–1042. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p1033

Edição

Seção

Artigos