Compatibilidade de nematóides entomopatogênicos e extratos vegetais aquosos visando o controle da mosca-das-frutas Ceratitis capitata (Wiedemann) (Diptera: Tephritidae)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p1033Palavras-chave:
Steinernema carpocapsae, Heterorhabditis sp., Melia azedarach, Ruta graveolens, Allium sativum, Zingiber officinale.Resumo
A mosca-das-frutas Ceratitis capitata (Diptera: Tephritidae) tem sido controlada, principalmente, pelo método químico, que é o responsável por impactos ambientais e na saúde pública e, muitas vezes, tem sido ineficiente, devido ao desenvolvimento de populações de insetos resistentes. Assim, tem surgido a necessidade de pesquisas com novas formas de controle eficazes e menos impactantes. Nesse sentido, a utilização de nematóides entomopatogênicos e extratos vegetais tem se mostrado eficiente para o controle dessa praga. No entanto, são necessários estudos para avaliar a compatibilidade entre esses métodos, visando o seu uso, em programas de manejo integrado, para essa praga. O objetivo desse trabalho foi avaliar a compatibilidade dos nematóides Steinernema carpocapsae ALL e Heterorhabditis sp. JPM4 com os extratos aquosos, preparados com vegetais secos da folha, ramo e fruto de cinamomo (Melia azedarach), folha de arruda (Ruta graveolens), gengibre (Zingiber officinales) e alho (Allium sativum) visando o controle de C. capitata. O bioensaio foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, por tratamento. Cada repetição foi constituída de um tubo de vidro, contendo 1 mL de extrato vegetal, 40% p/v e 1 mL de suspensão de nematóide entomopatogênico, com 1800 JI/mL, para S. carpocapsae ALL e 600 JI/mL, para Heterorhabditis sp. JPM4. Foi avaliada a viabilidade dos nematóides e a infectividade desses sobre larvas de C. capitata, após 48 e 120 horas. Verificou-se que todos os extratos reduziram a viabilidade e a infectividade de ambos os nematóides, sendo incompatíveis, após 120 horas de exposição. O nematóide Heterorhabditis sp. JPM4 foi mais sensível em relação ao S. carpocapsae ALL, pois apresentou, nas primeiras 48 horas redução na viabilidade e infectividade superior a 80 e 75%, respectivamente, quando exposto a todos os extratos, exceto o de gengibre.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.