Efeito de níveis de uréia sobre o valor nutricional do feno de capim-Tanzânia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n2p333Palavras-chave:
Conservação, fibra, , proteína degradável, parede celular, qualidadeResumo
O experimento foi desenvolvido objetivando-se avaliar o efeito da adição de uréia em doses crescentes, sobre o valor nutritivo do feno de capim-Tanzânia (Panicum maximum, Jacq cv. Tanzânia). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com quatro tratamentos: T1 – somente feno, T2 – feno mais 1,0% de uréia, T3 – feno mais 2,0% de uréia e T4 – feno mais 3,0% de uréia, com base na matéria seca, e dez repetições por tratamento. Houve efeito linear positivo dos níveis de uréia sobre o teor de proteína bruta (PB), com o maior nível proporcionando aumentos de quatro pontos percentuais em relação ao tratamento testemunha. O tratamento com uréia proporcionou, também, redução no teor da fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA) e hemicelulose (HEM), por meio de um comportamento linear negativo. Os valores obtidos pela equação de regressão na dose mais elevada foram 62,37, 38,74 e 23,66%, para os valores de FDN, FDA e HEM, respectivamente. Houve efeito linear positivo para a digestibilidade com a adição dos níveis de uréia proporcionando aumentos médios de 53,93% na testemunha para 63,96%, na dose de 3,0%. O uso de uréia é eficiente em promover melhorarias na qualidade do feno de capim-Tanzânia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.