Produção de forragem e composição estrutural de pastos de Brachiaria brizantha cv. Xaraés manejados em diferentes alturas de pastejo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4145Palavras-chave:
Desfolha, Estruturas morfológicas, Massa de forragem, Sazonalidade de produção, Taxa de acúmulo.Resumo
Objetivou-se com esse estudo encontrar a melhor altura de manejo de pastos de Brachiaria brizantha cv. Xaraés manejados em quatro alturas de desfolha por bovinos de corte em sistema de lotação contínua a partir da quantificação da produção de massa seca, acúmulo de forragem e da composição estrutural do dossel em solos de baixa fertilidade natural. A área experimental foi de 12 hectares divididos em piquetes de um hectare cada. Os tratamentos aplicados foram 15, 30, 45 e 60 cm de desfolha, utilizando-se bovinos da raça Nelore para atingir as alturas pretendidas. A cada 28 dias fez-se a coleta de quatro amostras reais e oito amostras visuais para rendimento comparativo nas parcelas experimentais. Foram utilizadas duas gaiolas de exclusão de pastejo por unidade experimental para estimar as taxas de acúmulo de kg.ha-1 de MS. O material de corte foi levado para laboratório para a separação dos componentes morfológicos (lâminas foliares verdes, colmo+bainha e material senescente), pesagem e determinação de matéria seca. O delineamento foi inteiramente casualizado, com três repetições cada. Houve efeito dos tratamentos em quase todas as estações para a produção de massa total, exceto na primavera. Na estação verão e primavera se observou os maiores valores para lâminas foliares (1.100 de kg.ha-1 de MS). Já no inverno, observou-se os maiores valores de material senescente. A taxa média de acúmulo não apresentou diferença significativa em função dos tratamentos exceto para colmo e massa total no verão e colmo no outono. Os perfilhos mais pesados e os maiores valores para número de folhas verdes por perfilho ocorreram no outono, já para folhas senescentes por perfilho, no inverno. Pastos manejados nas alturas entre 45 e 60 cm de desfolha, apresentaram boa produção de massa de forragem e do constituinte lâmina foliar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.