Características nutricionais e formas de utilização da cana-de-açúcar na alimentação de ruminantes
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p73Palavras-chave:
Cana-de-açúcar, Valor nutritivo, Ruminantes, Composição química, Subprodutos.Resumo
A busca por alternativas de volumosos na época da estação seca, que sejam economicamente viáveis, tem levado muitos pecuaristas a utilizarem a cana-de-açúcar na alimentação de ruminantes. Esta revisão bibliográfica foi realizada com o objetivo de discutir as características nutricionais da cana-de-açúcar e suas formas de utilização na alimentação de ruminantes. Foram relatados os aspectos positivos e negativos como o potencial de produção, facilidade de cultivo e as limitações nutricionais. Abordaram-se informações como composição química, utilização de subprodutos e possíveis tratamentos, tal como, o tratamento químico que aumenta a sua digestibilidade e consumo, melhorando o desempenho dos animais. Os resultados de diferentes trabalhos de pesquisa sugerem várias formas de utilização da cana-de-açúcar para a obtenção de resultados satisfatórios. Entretanto, considerando que este é um alimento pobre em proteínas e minerais há necessidade de suplementação destes componentes para suprir as exigências nutricionais das diferentes categorias animais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Andréa Pereira Pinto, Elzânia Sales Pereira, Ivone Yurika Mizubuti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













