Comportamento ingestivo e metabólico de bovinos alimentados com ração contendo probióticos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl2p4157Palavras-chave:
Consumo, Digestibilidade, Levedura, Nitrogênio amoniacal, Nitrogênio uréico plasmático, pH.Resumo
O objetivo deste trabalho foi o de avaliar a inclusão de cultura de Saccharomices cerevisiae e Lactobacillus casei na dieta de bovinos, sobre o consumo e digestibilidade da matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e da fibra em detergente ácido (FDA), pH e nitrogênio amoniacal (N-NH3) no líquido ruminal e nitrogênio ureico plasmático (NUP). As rações foram isoprotéicas (13,04% PB) e isoenergéticas (66,39% NDT), sendo a silagem de sorgo usada como volumoso (50% da MS). Foram utilizados seis machos castrados, mestiços (½Holandêsx ½Gir), com peso médio de 317 kg e 24 meses de idade, dotados de cânula permanente no rúmen. Os tratamentos foram determinados como controle (sem adição de probiótico) e com probiótico, onde foram incluídos 4,5 x 109 UFC/animal/dia de Saccaromyces cerevisiae e 3,1 x 107 UFC/animal/dia de Lactobacillus casei. O experimento teve duração de 38 dias, dividido em dois períodos de 19 dias. No presente trabalho o fornecimento de probiótico contendo levedura ativa Saccharomyces Cerevisiae e bactéria lática Lactobacillus casei não apresentou influência no consumo e na digestibilidade da MS, MO, PB, FDN e FDA, pH ruminal, N-NH3 ruminal, e NUP, indicando que pode ser usado na alimentação de bovinos quando for necessário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.