Pensando o "outro" e a construção identitária na sociedade contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p189Palavras-chave:
Globalização, Identidade, Cultura, VitimizaçãoResumo
Na investigação de como se dá o processo da construção identitária do sujeito e apoiando-se na questão cultural e seus desdobramentos, tais como alteridades, simbolizações, e considerando que na sociedade contemporânea, frente ao fenômeno da globalização, presencia-se reinvenções culturais. O social se reestrutura e se reapresenta sobre novos valores como por exemplo: a volatilidade, a flexibilidade e a fluidez, ambos tão exacerbados na contemporaneidade. Pensando a nova ordem social frente ao fenômeno da globalização e as transformações que esta a cada dia coloca à nossa frente, o indivíduo em sua singularidade também tem que se reestruturar, se readequar aos novos tempos. Promovendo um recorte nas relações produtivas, o indivíduo nesse momento de reestruturação da produção, ao qual é exigido uma flexibilidade tanto a nível coletivo como pessoal, passa por transformações identitárias, não se reconhecendo frente aos novos valores culturais. Analisar como ocorre esse processo de re-construção identitária e suas implicações na determinação de se colocar como agente da própria vida ou como vítima do sistema é o que o artigo propõe a refletir.Downloads
Referências
ENRIQUEZ, Eugene. Caminhos para o outro, caminhos para si. Revista Sociedade e Estado, v. 9, n. 5, p. 109, jan./dez. 2004.
KOLTAl, Carerina. Uma questão tão delicada. Revista Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 40, 2002.
SILVA, Elizete Conceição. Tempo Produtivo: reconstruindo identidades. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2002.
TODOROV, Tzvetan. Ascenção do homem público. Caderno Mais, Folha de São Paulo, 18 mar. 2001. p. 7.
ZIZEK, Slavoj. Bem-vindo ao deserto do real: estado de sítio. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 109.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.