Sociologia da cultura e indústria cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n2p17

Palabras clave:

Indústria cultural, Sociedade de classes, Sociologia

Resumen

Este artigo analisa a constituição da Indústria Cultural como objeto de investigação sociológica, relacionando sistematicamente a dinâmica cultural da sociedade de classes ao surgimento das ideologias e à formação da opinião pública na era da sociedade de massas. Conclui expondo duas dentre as principais interpretações clássicas sobre a indústria cultural, e relacionando-as ao estatuto teórico da sociologia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodne de Oliveira Lima, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA.

Citas

COELHO, Teixeira. O que é Indústria Cultural. 16. ed. São Paulo, Brasiliense, 1994. (coleção Primeiros Passos).

DUHRAN, Eunice. A dinâmica cultural da sociedade moderna. In: DUHRAN, Eunice. Ensaios de Opinião. Rio de Janeiro: Inubia, 1977. p.32-35. v. 4.

HABERMAS, Jurgen. Habermas: Sociologia. São Paulo, Ática, 1980. (coleção Grandes Cientistas Sociais).

MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. São Paulo: Perspectiva/EDUSP, 1974.

MORIN, Edgar. Cultura de Massas no Século XX. 2. ed. Rio de Janeiro, Companhia Editora Forense, 1969.

WRIGHTMILLS, C. A Elite do Poder. 2. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1968.

Publicado

1997-11-15

Cómo citar

LIMA, Rodne de Oliveira. Sociologia da cultura e indústria cultural. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 2, n. 2, p. 17–19, 1997. DOI: 10.5433/2176-6665.1997v2n2p17. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9349. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.