Centralização e descentralização nas políticas educacionais do Brasil no pós-30

Autores/as

  • Angela Maria Hidalgo Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.1999v4n1p53

Palabras clave:

Política educacional, Centralização, Descentralização, História da educação

Resumen

Considerando a política educacional como uma das políticas públicas, pretendemos identificar as influências dos discursos de dois educadores nacionais, Fernando de Azevedo e Anísio Teixeira, no âmbito da política educacional. Estes autores, em diferentes momentos, defenderam, respectivamente, a centralização e a descentralização da ação governamental no âmbito educacional, e tiveram suas propostas em evidência, relacionadas com a concepção de nacionalismo/internacionalismo da política econômica implementada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angela Maria Hidalgo, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em Políticas Públicas e Administração da Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Citas

ANDERSON, Perry. Balanço do neoliberalismo. In: GENTIL; P.; SADER, E. Pós-neoliberalismo. Rio Janeiro: Paz e Terra, 1995.

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1976.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920-1930). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 66, p. 4-11, ago. 1988.

CARVALHO, Marta Maria Chagas de. O novo, o velho e o perigoso: relendo a cultura brasileira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 71, n. 8, p. 29-35, nov. 1989.

CORAGGIO, José Luis. Las propuestas del Banco Mundial para la educación: sentido oculto o problemas de concepción? São Paulo: 1995.

COVRE, Maria de Lourdes Manzini. A fala dos homens: análise do pensamento tecnocrático (1964-1981). São Paulo: Brasiliense, 1983.

DE DECCA, Edgar Salvadori. O silêncio dos vencidos. São Paulo: Brasiliense, 1984.

DURKHEIM, E. Sociologia, educação e moral. Porto: Rés Ed., 1984.

HORTA, José Silvério Baia. As diferentes concepções de 'diretrizes e bases' e a questão do nacional na história da educação brasileira. Cadernos Anped, Rio de Janeiro, n. 2, p. 5-13, 1989.

IANNI, Octavio. Estado e planejamento econômico no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971.

PAVIGLIANITI, Nonna. Neo conservadurismo y educación. Buenos Aires: Coquena Grupo Editor, 1991.

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, Helena Maria Bousquet; COSTA, Vanda Maria Ribeiro. Tempos de Capanema. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra/EDUSP, 1984.

TEIXEIRA, Anísio. Educação no Brasil. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1976.

WARDE, M.J. Liberalismo e educação. 1984. Tese (Doutorado em História) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1984.

Publicado

1999-06-12

Cómo citar

HIDALGO, Angela Maria. Centralização e descentralização nas políticas educacionais do Brasil no pós-30. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 4, n. 1, p. 53–59, 1999. DOI: 10.5433/2176-6665.1999v4n1p53. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9298. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.