Rádio e renovação política em eleição majoritária: a vitória eleitoral de prefeito/radialista em Ponta Grossa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n1p29

Palavras-chave:

Eleições, Neopopulismo, Elites políticas, Poder local

Resumo

O interesse pelo estudo dos efeitos da comunicação de massa nas sociedades contemporâneas, em especial nos processos eleitorais, vem crescendo. Tem sido comum a constatação da existência de um relacionamento de interdependência entre a propagação do discurso político através dos meios de comunicação de massa e o fenômeno do populismo político. O presente trabalho analisa a importância do Rádio para a eleição de prefeito de um radialista/político na cidade de Ponta Grossa. O estudo das características das elites políticas locais, dos efeitos das políticas públicas implantadas e das crises conjunturais pelas quais passaram os eleitores dessa cidade, é possível identificar a origem da aceitação do discurso neopopulista. Sendo assim, pode-se dizer que o fenômeno radialista/político não nasce nas ondas do rádio, mas através delas consegue propagar a idéia mudancista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emerson Urizzi Cervi, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ. Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Referências

BARBOSA, Maria Lucia Victor. O Voto da Pobreza e a Pobreza do Voto: a ética da malandragem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/UEL. 1988.

HALEBSKI, Sundor. Sociedade de Massa e Conflito Político. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1978.

HAM, Cristopher; HILL, Michael. The Policy Process in the Modern Capitalist State. 2. ed. Londres: Harvester Wheatsheaf, 1993.

IBGE. Censo Demográfico 1950-2000. Rio de Janeiro, 2000.

IBGE. Pesquisa nacional por amostragem domiciliar. Ponta Grossa, 1996.

INCISA, Ludovico. Dicionário de Política. 11. ed. Brasília: UNB, 1998.

IPARDES. Perfil econômico dos Municípios do Paraná. Curitiba, 1998.

JIMENEZ, Alfredo Ramos. Las Formas Modernas de la Política: estudio sobre la democratización de América Latina. Mérida: Centro de Investigaciones de Política Comparada, 1997.

MANIN, Bernard. As metamorfoses do governo representativo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 10, n. 29, p. 5-34, 1995.

NGELL. Alan. Populismo e mudança política: o caso da Colômbia. In: TABAK, Fanny (org.) Ideologias - Populislll o. Ri o de Jane iro: Editora Eldorado, 1973.

SILVA, Maurício F. Quem me elegeu foi o rádio. São Paulo: Ed. Olho d' Água, 2000.

TELLA Di, Torcuato. Populismo e Reforma Na América. In: CARDOSO. Fernando Henrique; MARTINS, Carlos Esteva m. Política e Sociedade. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1983. v. 1.

WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. 4ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

Downloads

Publicado

2002-06-05

Como Citar

CERVI, Emerson Urizzi. Rádio e renovação política em eleição majoritária: a vitória eleitoral de prefeito/radialista em Ponta Grossa. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 7, n. 1, p. 29–69, 2002. DOI: 10.5433/2176-6665.2002v7n1p29. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9107. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.