Semanas de Sociologia e de Filosofia com alunos do ensino médio da rede pública: da reflexão à prática
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p195Palabras clave:
Ensino Médio, Escola da rede pública, Ensino de Sociologia e de Filosofia, GAESResumen
O trabalho pretende analisar as experiências das Semanas de Sociologia e de Filosofia, realizadas ao longo dos últimos seis anos, com alunos do Ensino Médio, das escolas da rede pública do NRE-Londrina, organizadas por professores, voluntários, alunos e exalunos que participam do GAES (Grupo de Apoio ao Ensino de Sociologia), um Projeto de Extensão do Departamento de Ciências Sociais da UEL. E ao se propor a isso, ou seja, discutir o histórico, o processo de constituição e de relevância educacional desses eventos, o trabalho permite uma reflexão sociológica a respeito da importância da obrigatoriedade e permanência qualitativa da Sociologia e da Filosofia no Ensino Médio no Brasil. Assim como propicia debater a necessidade de redefinição de nossos olhares e intervenções pedagógicas, no trabalho com jovens e adolescentes, através das referidas disciplinas. Entendemos que essas experiências também podem ser pensadas como uma alternativa de trabalho complementar para a diversificação didática no ensino de Sociologia e de Filosofia no cotidiano escolar.Descargas
Citas
CARVALHO, César Augusto de; CORREA Lesi (coord.). Laboratório de Ensino de Sociologia. Fase II. Projeto de Extensão Universitária. Londrina: Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina, 2003-2005.
CORREA Lesi (coord.). Laboratório de Ensino de Sociologia. Fase I. Projeto de Extensão Universitária. Londrina: Departamento de Ciências Sociais, Universidade Estadual de Londrina. 1999-2001.
FAURE, Edgard. Aprender a ser. São Paulo: Bertrand, 1972.
FERNANDES, Florestan. O ensino da Sociologia da escola secundária brasileira. In: FERNANDES, Florestan A Sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1977.
GRAMSCI, Antonio. Problemas da vida cultural: a formação dos intelectuais. In: SOARES, R.D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.
MACHADO, Celso de Souza. O Ensino da Sociologia na escola secundária brasileira: levantamento preliminar. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 115-142. jan./jun. 1987.
MORAES; Amaury César. Licenciatura em Ciências Sociais: o ensino de Sociologia, entre o balanço e o relato. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 1, p.5-20, maio 2003.
PARANÁ. SEED. Diretrizes Curriculares de Sociologia. Curitiba, 2006.
SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da Sociologia no Ensino Médio: desenvolver a perspectiva sociológica: objetivo fundamental da disciplina no Ensino Médio. Revista Espaço Acadêmico, ano 1, n. 5, out. 2001.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. A Sociologia no Ensino Médio: os Desafios Institucionais e Epistemológicos para a Consolidação da Disciplina. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 12., 2005, Belo Horizonte. Sessão Especial: ensino de sociologia em questão. Belo Horizonte, 2005a.
SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Ensino dos Fundamentos Sociológicos da Educação: pressupostos e metodologias. In: SIMPÓSIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES, 1., 2005, Faxinal do Céu. Anais... Curitiba: Secretaria de Estado da Educação, 2005b.
SOARES, R.D. Gramsci, o Estado e a escola. Ijuí: Unijuí, 2000.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Projeto de Extensão Universitária do Laboratório de Ensino de Sociologia. In: CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de (org.). Sociologia e Ensino em Debate: experiências e discussão de Sociologia no Ensino Médio. Ijí: Ed. Unijuí, 2004. p. 233-263.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.