Um olhar sobre o ensino de Sociologia: pesquisa e ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p93

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, Educação, Nível médio e docência

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Sociologia a partir da produção acadêmica e do ensino na escola média. Para tanto, analisamos algumas publicações sobre o assunto relacionando às condições de trabalho fornecidas pela rede estadual de ensino na cidade de São Paulo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cassiana Tiemi Tedesco Takagi, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo - USP.

Amaury Cesar Moraes, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade de São Paulo - USP.

Citas

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: Nova LDB (Lei N° 9.394). Rio de Janeiro: Qualitymark, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetro Curricular Nacional para ensino fundamental I. Brasília, 1997.

CARVALHO, José Sergio Fonseca de. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.

FERNANDES, F. O ensino da Sociologia na Escola Secundária Brasileira. 1° Dossiê de Ciências Sociais, São Paulo: CEUPES, 1985. Publicado primeiramente em 1955, apresentado em 1954 no I Congresso de Sociólogos.

LUDKE, M. Entrevista com Pierre Bourdieu. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 3, p. 8, 1991.

MACHADO, Nilson J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2002.

MACHADO, Olavo O ensino de ciências sociais na escola média. 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

MEUCCI, Simone. Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

MORAES, Amaury César et al. Parecer sobre o Parâmetro Curricular Nacional de Ciências Sociais. Brasília: MEC, 2005.

MORAES, Amaury César. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura: tentando uma abordagem. In: ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2002, Campinas. Comunicação... Campinas: UNICAMP, 2003. p. 2.

MORAES, Amaury César. Enriquecimento pedagógico ou criticidade. Boletim do Sinsesp, São Paulo, p. 4-5, dez. 2002.

MORAES, Amaury Cesar. O ensino de Ciências Sociais sob novas diretrizes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPOCS, 28., FÓRUM FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ROMPENDO PRECONCEITOS, 2004, Caxambu. Comunicação... Caxambu, 2004. p. 5.

MORAES, Amaury Cesar. O veto: sentido de um gesto. Boletim do Sinsesp, São Paulo, p. 10-12, out. 2001.

MORAES, Amaury César. Variações sobre o mesmo tema: presença da sociologia no ensino médio. O Diretor Udemo, São Paulo, p. 17, set. 2002.

SANTOS, Mario B. As representações sociais de ciência e sociologia dos professores de sociologia da rede pública do Distrito Federal. 2001. 169p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2001.

SÃO PAULO. Secretaria de Educação do Estado. Proposta curricular para o ensino de sociologia de 2º grau. São Paulo: CENP, 1992.

SILVA, Ileizi L. F. et al. O ensino das ciências sociais: mapeamento do debate em periódicos das ciências sociais e da educação de 1940 a 2001. In: CONGRESSO NACIONAL DE SOCIÓLOGOS, 12., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba, 2001. p. 6.

SILVA, Ileizi L. F. Por uma sociologia do ensino de sociologia: estudo sobre as dinâmicas regionais da institucionalização nos Sistemas de Ensino (o caso do estado do Paraná – 1970-2002). São Paulo, 2003. Texto para exame de qualificação apresentado na Universidade de São Paulo.

SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

VIANNA, C.; RIDENTI, S. Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In: AQUINO, J. G. (org.). Diferenças e Preconceito na Escola: Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 89-105.

Publicado

2007-07-15

Cómo citar

TAKAGI, Cassiana Tiemi Tedesco; MORAES, Amaury Cesar. Um olhar sobre o ensino de Sociologia: pesquisa e ensino. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 93–112, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p93. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3390. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

<< < 1 2 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.