Um olhar sobre o ensino de Sociologia: pesquisa e ensino
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p93Palabras clave:
Ensino de Sociologia, Educação, Nível médio e docênciaResumen
O objetivo deste artigo é discutir o ensino de Sociologia a partir da produção acadêmica e do ensino na escola média. Para tanto, analisamos algumas publicações sobre o assunto relacionando às condições de trabalho fornecidas pela rede estadual de ensino na cidade de São Paulo.Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetro Curricular Nacional para ensino fundamental I. Brasília, 1997.
CARVALHO, José Sergio Fonseca de. Construtivismo: uma pedagogia esquecida da escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre, v. 2, p. 177-229, 1990.
FERNANDES, F. O ensino da Sociologia na Escola Secundária Brasileira. 1° Dossiê de Ciências Sociais, São Paulo: CEUPES, 1985. Publicado primeiramente em 1955, apresentado em 1954 no I Congresso de Sociólogos.
LUDKE, M. Entrevista com Pierre Bourdieu. Teoria & Educação, Porto Alegre, n. 3, p. 8, 1991.
MACHADO, Nilson J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2002.
MACHADO, Olavo O ensino de ciências sociais na escola média. 1996. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.
MEUCCI, Simone. Institucionalização da Sociologia no Brasil: os primeiros manuais e cursos. 2000. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
MORAES, Amaury César et al. Parecer sobre o Parâmetro Curricular Nacional de Ciências Sociais. Brasília: MEC, 2005.
MORAES, Amaury César. As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura: tentando uma abordagem. In: ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES DE CURSOS DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 2002, Campinas. Comunicação... Campinas: UNICAMP, 2003. p. 2.
MORAES, Amaury César. Enriquecimento pedagógico ou criticidade. Boletim do Sinsesp, São Paulo, p. 4-5, dez. 2002.
MORAES, Amaury Cesar. O ensino de Ciências Sociais sob novas diretrizes. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPOCS, 28., FÓRUM FILOSOFIA E SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ROMPENDO PRECONCEITOS, 2004, Caxambu. Comunicação... Caxambu, 2004. p. 5.
MORAES, Amaury Cesar. O veto: sentido de um gesto. Boletim do Sinsesp, São Paulo, p. 10-12, out. 2001.
MORAES, Amaury César. Variações sobre o mesmo tema: presença da sociologia no ensino médio. O Diretor Udemo, São Paulo, p. 17, set. 2002.
SANTOS, Mario B. As representações sociais de ciência e sociologia dos professores de sociologia da rede pública do Distrito Federal. 2001. 169p. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal de Brasília, Brasília, 2001.
SÃO PAULO. Secretaria de Educação do Estado. Proposta curricular para o ensino de sociologia de 2º grau. São Paulo: CENP, 1992.
SILVA, Ileizi L. F. et al. O ensino das ciências sociais: mapeamento do debate em periódicos das ciências sociais e da educação de 1940 a 2001. In: CONGRESSO NACIONAL DE SOCIÓLOGOS, 12., 2002, Curitiba. Anais... Curitiba, 2001. p. 6.
SILVA, Ileizi L. F. Por uma sociologia do ensino de sociologia: estudo sobre as dinâmicas regionais da institucionalização nos Sistemas de Ensino (o caso do estado do Paraná – 1970-2002). São Paulo, 2003. Texto para exame de qualificação apresentado na Universidade de São Paulo.
SILVA, Tomaz T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
VIANNA, C.; RIDENTI, S. Relações de gênero e escola: das diferenças ao preconceito. In: AQUINO, J. G. (org.). Diferenças e Preconceito na Escola: Alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1998. p. 89-105.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.