Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de ciências sociais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2000v5n1p147

Palabras clave:

Ensino, Pesquisa, Ciências Sociais

Resumen

As reflexões apresentadas neste texto focalizam a relação entre ensino e pesquisa. São explicitadas as idéias que nortearam a elaboração do projeto Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, em desenvolvimento na Universidade Estadual de Londrina. Faz um breve relato sobre o ensino da Sociologia e discute a necessidade de aproximação entre Bacharelado e Licenciatura. A proposta metodológica define-se pelo ensino-pesquisa, privilegiando a aproximação e trocas estabelecidas entre os professores das diversas áreas. Conclui destacando a importância do caminho já percorrido e propõe a integração e o redirecionamento dos conteúdos básicos das disciplinas do curso, em busca de um ensino que faça frente às necessidades próprias do nosso tempo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucinéa Aparecida de Rezende, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Ronaldo Baltar, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Sociologia Sociologia pela Universidade de São Paulo - USP. Professor da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Citas

CORREA, Lesi. Reflexões sobre a exclusão e a inclusão de sociologia no currículo escolar. Mediações, v. 1, n. 1, p. 40·51, jan./jun. 1996.

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

NUNES, Marisa Fernandes. As metodologias de ensino e o processo de conhecimento científico. In: GOUVEIA, Andreia, Barbosa; LEIVA, Jorge Alcarlón. Educar. Curitiba: UFPR, 1993. p. 49-58.

REZENDE, Lucinéa Aparecida de. Ensinando a ensinar a língua portuguesa. Londrina: UEL-Departamento de Educação, 1996-1998. (Projeto de Pesquisa).

Publicado

2000-06-09

Cómo citar

REZENDE, L. A. de; BALTAR, R. Ensino e pesquisa: uma proposta para o curso de ciências sociais. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 5, n. 1, p. 147–156, 2000. DOI: 10.5433/2176-6665.2000v5n1p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9205. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Comunicação de pesquisa

Artículos similares

1 2 3 4 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.