Estudantes africanos dos PALOP em Redenção, Ceará, Brasil: representações, identidades e poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2020v25n1p64

Palavras-chave:

Identidades, Relações étnico-raciais, Cooperação internacional, Regimes de representação, Poder.

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre as representações que envolvem estudantes africanos em Redenção, Ceará, Brasil que são parte da experiência social promovida pelas novas políticas públicas de integração e inclusão com a criação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia AfroBrasileira (Unilab) em 2010. O percurso investigativo desta reflexão foi realizado a partir da observação e participação das autoras no campo empírico em sua busca por conexões entre imagens, discursos e situações. As diferenças sentidas e vividas pelos estudantes estrangeiros vindos dos países africanos de língua portuguesa nas suas interações cotidianas passam a ser percebidas teoricamente como uma construção identitária marcada por elementos raciais e étnicos dentro de circunstâncias particulares e situacionais (BARTH, 2003). A partir dos conflitos e da ausência de comunicação entre estrangeiros e brasileiros, o artigo identifica a experiência herdada de regimes dominantes de representação sobre os povos negros (HALL, 1990) no Ceará e avança em questões que conectam os processos identitários, o racismo e o exercício de poder no mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Daniele Ellery Mourão, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira - UNILAB

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professora do Instituto de Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira -UNILAB.

Carla Susana Alem Abrantes, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB.

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Publicado

2020-04-19

Como Citar

MOURÃO, Daniele Ellery; ABRANTES, Carla Susana Alem. Estudantes africanos dos PALOP em Redenção, Ceará, Brasil: representações, identidades e poder. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 25, n. 1, p. 64–81, 2020. DOI: 10.5433/2176-6665.2020v25n1p64. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/38767. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

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