Avaliação de impacto do bônus sociorracial da UFMG no desempenho acadêmico dos estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2014v19n1p214

Palavras-chave:

Políticas públicas, Educação, Políticas de ação afirmativa, Bônus sociorracial

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar se o desempenho acadêmico na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é diferenciado entre estudantes que receberam e que não receberam o bônus sociorracial no vestibular da instituição. O estudo analisa o impacto de diferentes categorias desta política de inclusão social. O banco de dados possui informações socioeconômicas e de desempenho acadêmico sobre alunos que estavam cursando os 1ºs, 2ºs, 3ºs e 4ºs semestres na UFMG nos anos de 2009 e 2010. Uma série de modelos foram estimados para analisar diferenças no Rendimento Semestral Global (RSG). Os resultados sugerem que o RSG é similar entre bonistas e não bonistas, controlando por variáveis sociais, demográficas e econômicas. Este estudo sugere que a política de bônus sociorracial da UFMG ocasionou o efeito desejado de inclusão de grupos menos favorecidos na universidade, sem diminuir a qualidade de ensino.

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Biografia do Autor

André Braz Golgher, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Ernesto Friedrich de Lima Amaral, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Sociologia e Demografia pela University of Texas System - UT. 

Alan Vítor Coelho Neves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutorando em Demografia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2014-03-27

Como Citar

GOLGHER, André Braz; AMARAL, Ernesto Friedrich de Lima; NEVES, Alan Vítor Coelho. Avaliação de impacto do bônus sociorracial da UFMG no desempenho acadêmico dos estudantes. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 19, n. 1, p. 214–248, 2014. DOI: 10.5433/2176-6665.2014v19n1p214. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/19865. Acesso em: 22 dez. 2024.

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