v. 9 (2003)

Publicado: 2003-05-29

Apresentação

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p3
    Marlene Cainelli
    3-7

Artigos

  • A história ensinada: algumas configurações do saber escolar

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p9
    Ana Maria F. C. Monteiro
    9-35
  • Meio ambiente e ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p37
    Circe Maria Fernandes Bittencourt
    37-61
  • Professores universitários que escrevem livros didáticos: análise de depoimentos de autores brasileiros contemporâneos

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p63
    Décio Gatti Júnior
    63-96
  • Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p97
    Ernesta Zamboni
    97-107
  • O processo do conhecimento/pesquisa no ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p109
    Helenice Ciampi
    109-132
  • Lineas de investigación en didáctica de las ciencias sociales

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p133
    Joaquim Prats
    133-155
  • Reflexões sobre o ensino de história: discussão de algumas proposições de Jacques Le Goff

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p157
    Joana Neves
    157-170
  • A construção curricular na sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p171
    Katia Maria Abud
    171-183
  • Práticas culturais e práticas escolares: aproximações e especificidades no ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p185
    Lana Mara de Castro Siman
    185-204
  • Festas nacionais: uso e didatização do saber histórico nas pedagogias do cidadão

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p205
    Luis Fernando Cerri
    205-222
  • O trabalho histórico na sala de aula

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p223
    Maria Auxiliadora Schmidt, Tânia Braga Garcia
    223-242
  • ANPUH: contribuições e limites nas definições sobre o ensino de história

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p243
    Margarida Maria Dias de Oliveira
    243-257
  • O ensino de história nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a história e pedagogia

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p259
    Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    259-272
  • Profissão docente: formação e prática de professores de história no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p273
    Serlei Maria Fischer Ranzi, Cláudia Regina Kawka Martins
    273-299
  • O que significa educar para a compreensão da história? um olhar a partir de um programa de avaliação educacional

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p301
    Sonia Regina Miranda
    301-323

Expediente

  • História e Ensino, Londrina, v.9, 2003

    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p