A história ensinada: algumas configurações do saber escolar

Autores

  • Ana Maria F. C. Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p9

Palavras-chave:

Ensino de história, Saber histórico escolar, História ensinada, Mediação didática, Construções conceituais, Currículo em ação.

Resumo

O ensino de História tem sido objeto de grande interesse, constituindo um campo de pesquisas em desenvolvimento no Brasil. Nesse sentido, os autores que utilizam os conceitos "saber escolar" (Forquin, Develay, Lopes), "disciplina escolar" (Chervel, Goodson), "transposição didática" (Chevallard, Develay, Moniot) e "mediação didática” (Lopes), oferecem perspectivas promissoras para a compreensão de processos característicos da cultura escolar, cuja especificidade passa a ser reconhecida e considerada. A utilização exclusiva do instrumental teórico da pesquisa historiográfica para a análise de saberes e práticas constituintes de uma cultura com lógicas e dinâmicas próprias, produziu alguns equívocos com a identificação de erros onde, muitas vezes, havia diferenças. Este artigo tem por objetivo discutir algumas construções próprias do saber escolar, identificadas e analisadas na dimensão do chamado currículo em ação, ou seja, da história ensinada, onde o instrumental teórico da historiografia se articula com aquele oriundo do campo da pesquisa educacional para abordar construções elaboradas para o ensino escolar, nas quais a instituição está imbricada com a finalidade educativa.

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Biografia do Autor

Ana Maria F. C. Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora de Didática e Prática de Ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Monteiro, A. M. F. C. (2003). A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. História & Ensino, 9, 9–35. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p9

Edição

Seção

Artigos