Profissão docente: formação e prática de professores de história no ensino médio

Autores

  • Serlei Maria Fischer Ranzi Universidade Federal do Paraná
  • Cláudia Regina Kawka Martins Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p273

Palavras-chave:

Ensino de história, Formação e prática de professores.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir resultados da pesquisa "A disciplina escolar de História e a prática dos professores do Ensino Médio no Paraná: uma análise dos últimos trinta anos", a qual vem sendo realizada mediante questionários dirigidos e entrevistas com alguns professores de História que atuam ou atuaram na rede pública paranaense, com o intuito de levantar aspectos da sua formação, do fazer pedagógico do professor, do conhecimento, análise e aplicação do currículo e sua relação com a disciplina de História. Neste artigo apresentamos algumas questões referentes ao impacto da formação na prática desses professores, e às representações e prática docente no ensino médio.

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Biografia do Autor

Serlei Maria Fischer Ranzi, Universidade Federal do Paraná

Doutora em História. Professora  do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR

Cláudia Regina Kawka Martins, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Professora no Colégio Militar de Curitiba e do Centro Universitário Campos de Andrade.

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Ranzi, S. M. F., & Martins, C. R. K. (2003). Profissão docente: formação e prática de professores de história no ensino médio. História & Ensino, 9, 273–299. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p273

Edição

Seção

Artigos