O ensino de história nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a história e pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p259

Palavras-chave:

História, Ensino, Aprendizagem, Tempo, Passado, Livro didático.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as dificuldades que professores e historiadores encontram em transportar os avanços historiográficos para o contexto escolar e materiais didáticos. Paralelamente, propõe suceder discussões a respeito do lugar do ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental. Quais as representações que os professores generalistas têm a respeito da história, do passado, do ensino de História? Como os professores articulam o conhecimento espontâneo dos alunos sobre o passado, fruto das relações sociais estabelecidas com seu meio social, com a História ensinada na escola? Os resultados aqui apresentados são parciais e foram elaborados a partir de entrevistas com professores de terceira série e da análise dos guias de livros didáticos da área.

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Biografia do Autor

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda em Educação pela UNICAMP. Professora da UNIOESTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel

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Publicado

2003-05-29

Como Citar

Oliveira, S. R. F. de. (2003). O ensino de história nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a história e pedagogia. História & Ensino, 9, 259–272. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2003v9n0p259

Edição

Seção

Artigos